Um grupo de cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, estão a desenvolver um chupa-chupa que promete detectar cancro na boca antes do aparecimento dos primeiros sintomas.
A inovação é feita com um hidrogel inteligente. A ideia é transferir amostras de saliva para o hidrogel. “Os hidrogéis inteligentes têm um potencial realmente interessante para diagnosticar o cancro da boca. Podem ser facilmente moldados em formas sólidas para ‘capturar’ proteínas na saliva. Estamos muito entusiasmados em iniciar a próxima fase deste projecto”, afirma a professora Ruchi Gupta, uma das investigadores, em comunicado citado pela imprensa internacional.
“Este projecto é um primeiro passo emocionante em direcção a uma maneira totalmente nova de identificar precocemente a doença”, acrescenta Iain Foulkes, diretor executivo de pesquisa e inovação da Cancer Research UK, uma associação sem fins lucrativos de luta contra o cancro. “Queremos um teste alternativo preciso, mais rápido e mais gentil, que possa ajudar-nos a diagnosticar casos de cancro da boca mais cedo”, acrescentou.