Cientistas descobrem presença de microplásticos em leite materno e aconselham as mulheres gestantes a evitarem o uso de alimentos embalados em plástico


Alguns investigadores mostraram-se preocupados com a saúde das crianças, após realizarem recentemente um estudo na Itália que detectou microplásticos em leite materno. A pesquisa retirou amostras de 34 mães saudáveis, sendo que foram encontradas estas partículas em 75% dos casos.

Foto: iStock

Segundo o The Guardian, estudos anteriores já tinham revelado os efeitos nocivos para as células humanas desta variedade de plásticos. A pesquisa italiana, publicada na revista Polymers, não conseguiu ver uma relação entre o uso de produtos de higiene pessoal e embalagens de plástico e o leite.

Os investigadores acreditam que estas partículas acabam por estar presentes no ambiente, o que torna a exposição humana inevitável. Os resultados são preocupantes e ainda não se sabe o que podem significar para o futuro, porém os pesquisadores aconselham as mulheres gestantes a evitarem o uso de alimentos e bebidas embaladas em plástico e de cosméticos que contenham microplásticos.

“Será crucial avaliar maneiras de reduzir a exposição a esses contaminantes durante a gravidez e a amamentação. As vantagens da amamentação são muito maiores do que as desvantagens causadas pela presença de microplásticos poluentes. Gostaríamos de aconselhar as mulheres grávidas a prestar mais atenção e evitarem alimentos e bebidas embaladas em plástico, cosméticos e cremes que tenham microplásticos e até roupas feitas de tecidos sintéticos”, explicou Valentina Notarstefano, da Università Politecnica delle Marche, em Itália.

Exit mobile version