Casa de Nelson Mandela é transformada em Hotel Boutique


A casa do primeiro presidente negro da África do Sul, em Joanesburgo, foi transformada num elegante hotel, onde os clientes podem degustar os pratos preferidos de Nelson Mandela, preparados por aquela que foi a sua cozinheira.

Localizado num bairro nobre de Joanesburgo, o antigo imóvel manteve apenas a fachada branca. O interior, inundado pela luz natural que entra pelas inúmeras janelas, foi totalmente reformulado.

Mandela mudou-se para lá depois de sair da prisão, em 1990, passou oito anos na casa, antes de ir para outro imóvel, a uma rua de distância, com a sua última esposa, Graça Michel.

A suite presidencial do hotel era o quarto do ex-presidente, onde estão gravuras do seu neto, a sua inscrição como prisioneiro na Robben Island, de número 466/64, e a palavra “Madiba”, um dos seus carinhosos apelidos.

O “Santuário Mandela” abriu as portas em setembro. No nome está a proposta de que os hóspedes possam inspirar-se na calma e na energia positiva do falecido líder.

A direção quer conservar “um clima de casa”, longe de um museu, ou de um mausoléu. Fotos e gravuras mostram Mandela a fazer brincadeiras para divertir um bebé, ou em pé, de braços abertos, a ler um jornal.

O gerente quer que os clientes cheguem por Mandela e que, depois, voltem pelo lugar. O objectivo é reflectir duas qualidades essenciais do ex-presidente sul-africano: “humildade e elegância”.

Mandela é conhecido no mundo todo por sua luta contra o Apartheid, o sistema de segregação racial formalmente instaurado no país.

Exit mobile version