Câncer de colo de útero


Tire suas dúvidas sobre a doença, conheça os sintomas, tratamentos e saiba como prevenir.

utero

O câncer de colo de útero, junto com o câncer de mama e o câncer de pele, está entre os tipos de doenças que mais afectam as mulheres. A doença surge quando células no colo, que é a parte inferior do útero que se conecta à vagina se modificam, produzindo um tumor. Como geralmente o tumor tem crescimento lento, o câncer de útero pode não apresentar sintomas. Conforme a doença progride, surgem sintomas como dor e sangramentos durante a relação sexual.

Mulheres que iniciaram a vida sexual muito cedo, que têm ou tiveram muitos parceiros, têm maior risco de ter esse tipo de câncer. Tais factores as deixam mais expostas as doenças sexualmente transmissíveis, como exemplo do HPV, o principal causador desse câncer.

Diagnóstico

O câncer de útero pode ser detectado pelo exame de citologia cervical , que examina as células colectadas a partir de amostras do colo do útero.

Toda mulher deve fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero a partir dos 18 anos ou após a primeira relação sexual.

Inicialmente, o exame  citologia cervical deve ser feito a cada ano ou com menor frequência, a critério do médico. Caso dois exames seguidos em um intervalo de um ano apresentarem resultado normal, o exame pode ser feito a cada três anos.

Tratamento

Se detectado na fase inicial, é possível tratar o câncer de útero com uma cirurgia. Depois o tratamento para câncer de útero consiste na retirada do útero e em sessões de radio e quimioterapia. Cada caso deve ser avaliado e orientado por um médico especializado.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir o câncer de colo de útero é fazendo o exame de papanicolau e usar camisinha, sempre. Já existe uma vacina contra câncer de útero, recomendada para mulheres entre 9 e 26 anos.

A recomendação do uso da vacina em idade tão precoce se dá em razão de que ela funciona melhor em meninas que ainda não iniciaram a vida sexual e, portanto, que não tiveram contacto com o HPV. A vacina não protege pessoas já infectadas pelo HPV e não imuniza contra todos os tipos de câncer de útero.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *