Câncer da próstata: conheça os sintomas, causas e tratamento da doença


O mês de Novembro é marcado por acções de conscientização e abordagens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Apesar da realização de várias campanhas sobre o assunto, em torno do mundo, várias pessoas continuam desinformadas sobre as causas, sintomas, prevenção, e consequências da doença.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, sendo que as maiores vítimas são aqueles com idade igual ou superior a 50 anos, além de pessoas com cujo histórico familiar tenha antecedentes da doença. De acordo ao especialista Wilson da Rocha que falava em entrevista pra o AngoRussia, a idade é um factor de risco importante, factores genéticos, excesso de gordura, bem como a exposição à produtos tóxicos como petróleo e alumínio.

Na fase inicial, o câncer da próstata não apresenta sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são, dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jacto de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite.

“Para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos), cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser a solução. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido os procedimentos utilizados”, explicou o especialista chamando a atenção “o diagnóstico precoce trará mais eficácia no combate do câncer do que tratá-lo já em estado avançado. O agravamento da doença pode gerar impotência sexual e levar à morte”.

O câncer da próstata na maioria dos casos aparece de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. A biópsia é o único procedimento capaz de confirmar o câncer.

Exit mobile version