A acção é voltada para os jovens, grupo no qual as mortes relacionadas ao vírus têm aumentado.
O Instituto Nacional de Luta Contra a Sida (INLS) iniciou uma campanha de prevenção da transmissão do vírus VIH durante o carnaval, especialmente entre os jovens, com o tema “Estamos juntos na diversão. Aproveita o carnaval, mas usa a Protecção”.
De acordo com um comunicado do instituto, a acção foi definida após análise de relatórios recentes, que afirmam que a segunda maior causa de morte entres os adolescentes está relacionada ao VIH.
Enquanto as mortes relacionadas ao vírus da SIDA tem diminuído mais de 30 por cento entre todos os grupos, as estimativas sugerem que a situação é invertida entre os jovens.
Segundo a directora do INLS, “Dulcelina Serrano”, os jovens precisam de mais informações a respeito do VIH, daí a realização da campanha nas redes sociais. No último estudo realizado sobre conhecimentos, atitudes e práticas relacionados ao VIH, percebeu-se um alto índice de desconhecimento sobre as vias de transmissão e modos de prevenção entre este grupo. Apenas 6 por cento da população entre 15-25 anos conseguiu indicar, espontaneamente, as principais formas de prevenção do VIH.
Escolhemos a campanha nas mídias sociais por ser uma ferramenta mais próxima dos jovens, com uma linguagem mais interactiva e adequada a este grupo; mas, ao mesmo tempo, desafiamos as escolas, os pais e a comunidade a conversarem com os jovens sobre assuntos relacionados à sexualidade e às infecções de transmissão sexual (ITS).
Enquanto os pais e as escolas tiverem receio e medo de conversar sobre tais assuntos, pouco avanço conseguiremos, acrescenta.