Beber pelo menos quatro cafés diariamente reduz em 22% o risco de cancro no endométrio ou no interior do útero. Esta é a conclusão de um estudo d Harvard.
Para este estudo os investigadores analisaram 19 estudos já publicados, envolvendo 40 mil mulheres, das quais 12 mil haviam sido diagnosticadas com cancro do útero.
O site especializado Live Science destaca que os resultados mostraram que beber café regularmente reduz o risco de desenvolvimento do tumor. As participantes que ingeriam de duas a três chávenas da bebida por dia tinham um risco 7% menor do que aquelas que não bebiam nenhuma. Já naquelas que bebiam quatro cafés ou mais, houve uma redução de 22% no risco.
No entanto, este efeito protetor do café só foi observado em participantes com excesso de peso ou obesas, que já têm um risco aumentado para esta doença.
Marta Crous-Bou, principal autora deste estudo, destaca que este efeito benéfico do café se pode dever à ação de certos compostos da bebida na redução dos níveis de estrogénio e insulina. Estudos anteriores já relacionaram as duas hormonas a um aumento na probabilidade de desenvolvimento de cancro de endométrio.