Bruno AG criou na sua página do Instagram um debate acerca do uso de maquilhagem, perguntando aos seus seguidores se os homens preferem as mulheres com ou sem maquilhagem e as reacções não se fizeram esperar até por parte de figuras conhecidas como Johnny Berry ” Prefiro sem, também”. Um estudo publicado no periódico científico Sex Roles, diz que mulheres que usam muita maquiagem são vistas como menos competentes. Ou seja, o tema continua a dividir opinião em vários sectores.
Numa era em que as mulheres e homens estão cada vez mais vaidosos e que se torna difícil encontrar mulheres que não façam o uso de maquilhagem, já que com a dinâmica das sociedades os padrões de beleza se tornaram muito exigentes, e porque quando se trata de seguir tendências ninguém quer ficar de fora, o tema continua dividir opinião.
O conhecido cantor e Dj Bruno AG, membro do grupo Zona 5, postou na sua página do Instagram uma sequência de fotos sobre uma pesquisa que diz “geralmente os homens preferem mulheres sem maquilhagem”, onde o mesmo mostra concordar com tal afirmação e ainda acrescenta.
“Eu sei que a maioria das mulheres preparam-se para as outras mulheres e respeito quem faz maquilhagem. Mas só repostei para confirmar que isso é um facto entre os homens. Não gostamos mesmo”.
E os comentários não foram poucos principalmente de mulheres que também concordaram com o cantor dizendo que não são contra o uso mas sim contra o uso exagerado.
“Não acho que os homens prefiram mulheres sem, eu acho é que vocês gostam de mulheres bonitas porque quando a pessoa é bonita com ou sem maquilhagem arrasa, a makeup é tipo acessório😂😂😂😂😂😂 no fundo eu prefiro ficar sem, mas entendo a necessidade de algumas usarem sempre porque a idade aumenta as imperfeições físicas também e as vezes em ocasiões muito pertinentes optamos por usar mesmo… E também é verdade que algumas mulheres exageram para além de usarem sempre e no dia a dia também usam de modo a se transformar completamente. COMPLICADO FALAR SOBRE ISSO AGREGA MUITAS COISAS”, afirmou uma seguidora na publicação que já conta com mais de 80 comentários de opiniões diversas.
Segundo um estudo publicado em 2020 no periódico científico Sex Roles, mulheres que usam muita maquiagem são vistas como menos competentes do que aquelas que não usam de forma exagerada. Elas também são consideras menos ativas, inexperientes, pouco cordiais e com menos moralidade – além de, pasme, menos humanas.
“Um crescente número de pesquisas mostra que a sexualização corporal promove desumanização e objetificação. Ou seja, que corpos usando lingerie e exibindo posturas sugestivas são visualmente processados de maneira semelhante a objetos, percebidos como menos humanos”, explicou na altura o autor do estudo, Philippe Bernard, pesquisador da Universidade Livre de Bruxelas, ao PsyPost.
Deixar de usar maquiagem, porém, não é a solução. Em um artigo de 2011 publicado na revista científica PLOS, patrocidado pela empresa de cosméticos Procter & Gamble, pesquisadores da Universidade de Boston e da Escola de Medicina de Harvard descobriram que mulheres que usam uma quantidade “profissional” de maquiagem são vistas como mais competentes, capazes, confiáveis e amigáveis do que as que preferem não usar qualquer produto.
O que as mulheres devem fazer, então? Para os especialistas a resposta é simples: usar maquiagem como, e se, elas quiserem.
Por: Isabel Silva