Que água faz bem à saúde, quase ninguém duvida. Mas beber pouca água pode trazer uma série de problemas ao organismo como a desidratação que não o deixa apenas com a urina mais amarela, com tonturas, boca seca e até gera mais cansaço. Mas estes não são os únicos efeitos que a falta de água no corpo pode fazer, a vida sexual também pode ser afectada.
De acordo especialistas, a água melhora a disfunção erétil, porque a desidratação pode reduzir o volume sanguíneo e potenciar a disfunção erétil temporária. Uma vez que a falta de água corporal nos afecta fisiológica e mentalmente, beber água de qualidade e com regularidade ajuda a manter o equilíbrio necessário a todas as funções do organismo.
Quando o homem está desidratado, não tem tanto volume de sangue e, como tal, os seus vasos sanguíneos contraem-se, pois não há sangue suficiente para mantê-los tensos, dificultando o fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo, incluindo o pénis. Num processo de desidratação, para além da ereção peniana, o humor também será afetado, para além de estar associado a problemas de tensão e ansiedade o que, no seu conjunto, leva à disfunção erétil.
O sexo é uma actividade física, manter os músculos e as articulações a funcionar ajuda. Mesmo quando se trata de atingir o orgasmo, estar suficientemente hidratado é fundamental. A hidratação está ainda relacionada com o volume do sémen.