Beber cerveja aumenta riscos de infeção por Covid-19, diz estudo


A cerveja é uma das bebidas mais consumidas a nível mundial. Porém, um estudo publicado pela na revista científica “Frontiers of Nutrition”, analisou a forma como os hábitos de consumo de álcool têm afectado o risco de infeção por Covid-19, e descobriu que beber cerveja pode aumentar o risco de contrair o vírus.

Os efeitos adversos do consumo de álcool têm sido amplamente documentados. As relações observadas entre o consumo de álcool e o desenvolvimento de doenças não são muitas vezes lineares, sendo o consumo de álcool baixo a moderado protetor e o consumo de álcool em demasia prejudicial.

De acordo novos estudos, o vinho tem propriedades benéficas que são independentes da presença de álcool e devem ser atribuídas ao seu conteúdo polifenólico. O vinho tinto proporciona benefícios adicionais a outras bebidas alcoólicas, provavelmente devido ao seu maior teor de polifenóis, diminuindo a pressão arterial, inibindo a oxidação de partículas de lipoproteínas de baixa densidade e outros efeitos favoráveis no estado ‘redox’ celular.

Nomeadamente melhorando a função endotelial e inibindo a agregação plaquetária, reduzindo assim a inflamação e a adesão celular e activando proteínas que impedem a morte das células

Todavia, o estudo constatou que para os que consomem álcool, o risco de infecção por Covid-19 é menor entre os consumidores de vinho tinto, branco e champanhe. Ao contrario daqueles que bebem cerveja e sidra que apresentam um risco maior de infeção por Covid, relativamente àqueles que não bebiam.

Exit mobile version