Na perspectiva de ver melhorado a qualidade dos serviços de saúde em Angola, a instituição financeira internacional que efectua empréstimos a países em desenvolvimento “Banco Mundial”, aprovou recentemente a disponibilização de 110 milhões de dólares para colaborar neste sentido.
De acordo com o diário nacional JA, o maior e mais conhecido banco de desenvolvimento no mundo, que tem por missão alcançar o duplo objectivo de erradicar a pobreza extrema e de construir uma prosperidade compartilhada pelo mundo inteiro poderá conceder a referida quantia para o sucesso do “Projecto de Reforço do Desempenho do Sistema de Saúde”, com maior destaque às mulheres em idade reprodutiva e crianças menores de cinco anos, em 21 municípios, num total de sete províncias.
A directora do Banco Mundial, Elisabeth Huybens, mostrou-se bastante satisfeita por de alguma forma contribuir naquele que pode ser considerado o grande passo para o fortalecimento do sistema nacional de saúde em Angola, que poderá possibilitar que sejam criadas condições propícias para a merecida prestação de serviços de saúde de qualidade em todo o país.
“Estou muito satisfeita pelo facto do Banco Mundial unir forças com o Governo angolano para fortalecer os serviços de saúde. Melhorar a qualidade dos serviços de saúde é fundamental, para a construção do capital humano, o que, por sua vez, é fundamental para promover o crescimento inclusivo e reduzir a pobreza”, afirmou Elisabeth Huybens, directora do Banco Mundial para Angola.