Após expor as suas obras exposição numa colectiva em Málaga, Espanha, a convite da galeria norueguesa Artcom Expo International Association of Artists and Partnerships, o artista plástico angolano, Armando Scoott foi distinguido com o prémio “Best of Salon”. Marcaram presença 29 profissionais de 13 países.
Na exposição que aconteceu na galeria Arteadiscar, na cidade natal do grande mestre Pablo Picasso, como refere o artista, Armando expôs três obras inéditas, feitas com técnicas de óleo sob tela, e com o movimento artístico que o caracteriza, o surrealismo, criadas propositadamente para a sua primeira presença em Málaga.
Ladeado de artistas de Portugal, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Noruega, Marrocos, Ucrânia, França, Albânia, Inglaterra, Argentina, Filipinas, Cuba e Itália, o representante angolano manifestou por meio do seu perfil do Instagram a honra por poder representar Angola e principalmente pelo prémio.
“No dia 11 venci em Espanha/Málaga, cidade do grande mestre Pablo Picasso, o prémio “Best of Salon” na Galeria Arteadiscar. Agradecer a “Artcom Expo International Association of Artists”, pelo reconhecimento, análise e críticas do corpo de jurados a minha obra. Com este feito totalizo assim o meu vigésimo primeiro (21.º) prémio na carreira”.
O artista aproveitou a ocasião para expressar palavras de gratidão, e ressaltar que o prémio não é apenas seu, mas também da sua família que o apoiou.
“Um obrigado especial ao meu primo Hiro Chris Silva e a minha titi, por darem-me o vosso suporte. Aliás, quem tem família tem tudo né, este prémio também é vosso, família! Obrigado Deus por ter-me dado forças para não desistir, pois, os teus sonhos são maiores que os meus nunca fui eu”, agradeceu.
Armando Scoott é formado pela Direcção Nacional de Formação Artística, em Luanda, além de inúmeras formações no Campo das Artes Plásticas, sendo entre elas as de maior destaque a licenciatura em Belas Artes e a Pós-Graduação em Arte Urbana, pela Universidade Lusófona de Lisboa.
As suas paixões assumem-se nas áreas das Artes, Moda, Arquitectura, Cinema e Publicidade, na qual as Artes Plásticas (Pintura) ocupa especial destaque. Com uma carreira sólida de mais de 10 anos, Armando Scoott, de apenas 22 anos, teve a oportunidade de expor na Coreia do Sul, Portugal, Espanha, Luxemburgo, Londres, Noruega, França e Emirados Árabes Unidos. Foi, em 2020, considerado pela Forbes, como um dos artistas plásticos mais promissores da sua geração em Angola e o mais internacional. Membro da Brigada Jovem de Artistas Plásticos (BJAP), é o artista plástico angolano mais premiado da sua geração, actualmente com 21 troféus.
Foi o primeiro angolano a expor no Museu Internacional do Louvre em Paris, facto que se repetiu por duas vezes, tendo em 2018 sido galardoado, pela instituição, com medalha de bronze. O Museu Cristiano Ronaldo 7, na Madeira, em Portugal, tem uma obra sua numa exposição permanente.