Aos 114 anos, homem mais velho de Angola conserva rara lucidez


Com 114 anos, Cardoso Cassumba Dombe Teca, nascidos aos 15 de Maio de 1902, em Samba Cajú, província do Cuanza Norte, preserva rara lucidez para a a sua idade. Para chegar até aqui, o soba diz que deve-se ter primeiramente fé em Deus e um dos seus principais conselhos é de as pessoas “trabalharem e não terem amor ao dinheiro”.

Também conhecido por Soba Cassumba, ainda  lembra-se de coisas muito antigas, que para a maioria des idosos é quase  impossível falar, como lembranças do tempo em que viu EkuikuiNjinga Mbande e Agostinho Neto, este que o lembra com  bravura e determinação pela libertação do povo angolano.

O soba grande de Samba Cajú tem várias  tarefas diárias, como reconciliar os casais, tratar  de doenças tradicionais, bem como  dar inúmeros e bons conselhos a todos, trabalhar e não ter amor ao dinheiro, é um dos seus conselhos.

Cardoso Cassumba, tornou-se Soba aos 48 anos, após a morte de seu pai, com  114 anos de idade, o ancião convive quase  com os 20 filhos, 102 netos e 275 bisnetos.

Exit mobile version