Animal de estimação, benefícios a saúde?


Muita gente fica dividida entre ter ou não ter um animal de estimação em casa, pois eles requerem cuidados, alimentação, veterinário, e alguma atenção especial. Mas dentre essas pequenas desvantagens há inúmeras vantagens de ter um animal consigo, incluindo a melhoria da saúde da sua família.

Sheron e Animal de estimação

Abaixo citamos alguns dos muitos benefícios:

  1. Crianças que crescem ao lado de animais de estimação são mais felizes e saudáveis. Uma série de estudos já provaram que crianças que vivem com cachorros são menos dispostas a terem infecções de ouvido do que aquelas que não tem um cãozinho por perto.
  2. Donos de cães e gatos vão menos ao médico, garantem os pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. E precisam tomar menos remédios, segundo um estudo australiano. Quando ficam doentes, os donos de cães ainda saem do hospital, em média, dois dias antes que os demais.
  3. A companhia de um cão evita o isolamento de pessoas com idade entre 65 e 78 anos, afastando a depressão, segundo um estudo na Inglaterra. E os benefícios não param por aí: os idosos donos de cães e gatos também se tornam mais activos e sociáveis, garantem cientistas norte-americanos.
  4. Outros estudos sugerem que acariciar um animal reduz os níveis de estresse. Isso ocorre porque, ao passar a mão pelo corpo do animal, nosso organismo libera oxitocina, um hormônio relacionado ao vínculo emocional. Esse processo gera uma sensação de calma e bem-estar em ambos, homem e animal. Da mesma forma, brincar, passear ou interagir com os bichos ajuda a relaxar e a aliviar a tensão mental, o que conduz diretamente ao próximo item.
  5. Pesquisadores da Finlândia comprovaram outros aspectos positivos da convivência com um animal: na infância, eles ajudam a diminuir o desenvolvimento de alergias e/ou asma.
  6. Em geral, a ciência comprova que as pessoas que têm bichos vivem uma vida mais saudável, longa e feliz. Diversas pesquisas estudaram grupos de pacientes que receberam alta de uma unidade coronariana e tinham animais em casa: a taxa de sobrevivência foi maior no primeiro ano.

Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *