De acordo com o relatório divulgado nessa segunda-feira (30), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Angola está entre os países com mais casos de tuberculose.
Segundo o que foi divulgado no relatório cerca de 10, 4 milhões de notificações, só em 2016 foram cerca de 20% de casos foi apontado a subnutrição como o principal causa das mortes, mais de um milhão de VIH e 1,6 milhões de diabetes e o consumo excessivo de cigarro.
A Organização Mundial da Saúde, só não alertou sobre o numero de causas como também fez a divisão do mesmo em três grupos, isso é, o de pacientes que somente têm a doença, outros que são portadores do vírus do HIV e por terceiro sobre a tuberculose resistente a medicamento.
Países de língua portuguesa como, Brasil, Moçambique, também estão entre as 20 nações com maiores números de tuberculose. China, Congo, Libéria, Nigéria, Rússia, Gana, Indonésia Coreia do Norte, Guiné-Bissau e Paquistão, também estão na lista de casos elevados de tuberculose.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afecta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).