A primeira-dama da República, Ana Paula dos Santos, enalteceu quinta-feira a noite, no museu da moeda, em Luanda, os artistas nacionais que participaram na exposição denominada “Expressões em Prata”, em celebração aos quarenta anos de Independência Nacional.
De acordo com a primeira-dama, o esforço dos criadores nacionais tal deve ser reconhecido, por mostrar a realidade cultural nacional, através das suas criações artísticas, no qual apresentam reflexões ligadas às suas vivências e a história de uma forma geral.
“Para mim representa uma grande emoção, pelo facto dos criadores conseguiram expor a exaltação do país, através das diversas esculturas, onde se realça a identidade cultural angolana”, disse.
As peças criadas de forma exclusiva por artistas plásticos consagrados e emergentes representam visões distintas do percurso que o país atravessou desde o período que vai de 1975 até a actualidade.
Etona, António Ole, João Mayembe, Amândio Vemba, Mpambukidi Lunfidi, Masongi Afonso, Fineza Teta, Helga Gamboa, Miguel Gonçalves, M’Panda Vita, Patrícia Cardoso foram os artistas escolhidos para o desafio, no qual apresentam, nos seus trabalhos, reflexões ligadas às suas vivências e a história de uma forma geral.
As obras são demonstrações e exposições sobre actos culturais e sociais que distinguiram os quarenta anos do país independente e trazem propostas inovadoras para a preservação dos usos e costumes. A exposição está patente até 30 de Julho.
O artista Amândio Vemba afirmou que o projecto engrandece os criadores s em geral e é uma oportunidade de motivar os artistas nacionais no intuito de ajudarem o país a crescer.
Já Helga Gamboa salientou que os elementos culturais que representam os distintos grupos étnicos angolanos são uma herança da cultura a ser preservado e tem uma grande importância na eternização da identidade cultural.
Estiveram presente na exposição governantes, diplomatas e público em geral.
Angop