O estilista angolano Allex Kangala considerou neste domingo, em Luanda, que o mercado da moda angolano tem potencial, concretamente no que se refere a criação e empenho dos criadores, faltado apenas apoios para que tenha uma representação mais expressiva no exterior do país.
Em conversa com à Angop a propósito do estado da moda em Angola, Allex Kangala reconhece que está em crescimento, mas que ainda faltam alguns aspectos que têm que ser revistos, entre eles as condições de trabalhos , aquisição dos produtos para confeccionar as roupas e o apoio empresarial e estatal para o crescimento industrial.
Segundo ele, os estilistas nacionais tentam cada vez mais internacionalizar as suas marcas que, em sua opinião, é satisfatório, referindo que o produto Made in Angola é mais conhecido na Europa e na Ásia.
O criador reconhece que o poder de criatividade dos angolanos não deixa nada a desejar, realçando que a diferença se observa na capacidade que os europeus tem em adquirir a matéria para o seu trabalho.
O estilista apelou o empresariado angolano a investir nos criadores , referindo que a moda é um negocio lucrativo, carecendo apenas de estudo e aplicação dos fundos como deve ser para depois se tirar os lucros.
Sugeriu ao Ministério da Cultura a criar programas que possam dar espaços a moda em Angola, mais desfiles, criar políticas que possam facilitar a aquisição do material, formar os estilistas.
Allex Kangala está no mundo da moda há 15 anos e tem apresentado os seus trajes em eventos internacionais e no interior do país.