Alimentos saudáveis e baratos que deveria consumir com mais frequência


Para se alimentar convenientemente, não precisa de forçosamente desequilibrar o seu orçamento familiar. O AngoRussia, tem para si alguns alimentos que não pode deixar de incluir na sua lista de compras na sua próxima ida ao mercado.

Foto: Ilustrativa

Abacate

Com alto teor de antioxidantes e fibras que diminuem o estresse da oxidação do seu corpo, o abacate ajuda a combater doenças cardiovasculares. Eles também são ricos em Vitamina E, que previne contra o envelhecimento precoce da pele, deixando-a hidratada, lisa e brilhante.

Iogurte

Comer iogurte faz bem para a saúde porque possui muitas bactérias benéficas. As mesmas têm o poder de prevenir e até curar algumas doenças, e ajudam a melhorar a digestão. Além disso, o iogurte também possui alto teor de cálcio e outros nutrientes que fortalecem os ossos.

Cúrcuma

A cúrcuma é um dos temperos mais essenciais da cozinha indiana. Nos últimos anos, ela também ficou muito popular por conta das suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Este pode ser comprado em qualquer supermercado e até online.

Chocolate Amargo

Quando o teor de cacau ultrapassa os 70%, o chocolate se torna um alimento saudável em vez de uma sobremesa. Primeiro, porque o pó de cacau é rico em antioxidantes e ajuda o corpo a lutar contra o envelhecimento da pele e inflamações. Além disso, o chocolate amargo também contém potássio, um eletrólito importante para os rins. Este alimento também é considerado bom para o coração, por possuir efeito protetor e preventivo contra doenças cardiovasculares.

Maracujá

O maracujá é repleto de vitaminas (vitaminas C, A, B, biotina e ácido fólico), minerais (potássio, cálcio, magnésio, ferro, sódio, iodo, zinco, etc.) além de antioxidantes, flavonóides, betacaroteno e fibras. É esta rica composição que o torna uma escolha excelente para o seu próximo suco. O maracujá também tem efeito positivo em doenças cardiovasculares, fortalecendo as paredes dos vasos sanguíneos e regulando a actividade do coração.

Melancia

A melancia é composta por 90% de água, sendo uma óptima fruta para se manter hidratado no verão. Ela também possui açúcares naturais, para acalmar a vontade de comer doces. Ainda por cima, a melancia é rica em antioxidantes, que ajudam a eliminar radicais livres do corpo.

Radicais livres entram no corpo através da exposição ao ar e à poluição da água, ou por conta de alimentos ultraprocessados.

Nozes

Ajuda a saciar a vontade de açúcar durante o dia. Apenas um punhado pode manter a sua dieta, ajuda a combater a ansiedade e dá uma sensação de saciedade.

Nozes também possuem muitos óleos saudáveis que fortalecem o cérebro, aprimorando funções cognitivas como a memória de trabalho. Então, na próxima vez que estiver atrás de um café para ficar mais alerta, tente substituí-lo por nozes.

Batata Doce

Ricas em nutrientes e uma alta quantidade de Vitamina A, a batata doce também faz bem para o sistema reprodutor e órgãos como os olhos, coração e rins. Os carotenóides neste alimento podem até reduzir o risco de cancro. Batatas doces roxas são ricas também em outro componente natural, a antocianina, que pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver cancro colo retal.

Repolho 

Todos os tipos de repolho são ricos em vitamina C, um antioxidante bem conhecido. Inclusive, este vem da mesma família de outros super alimentos como o brócolis e a couve-flor. Ele também contém fibras o suficiente para saciar por horas. É ainda conhecido pelo seu alto teor de substâncias sulfurosas que podem evitar alguns cancros.

Laranja 

Assim como as outras frutas cítricas, limões, tangerinas e toranjas, as laranjas são uma fonte abundante de vitamina C. Elas contêm polifenóis e terpenos, as principais moléculas de frutas cítricas, que possuem a propriedade de evitar o crescimento de tumores e potencializar propriedades anticancerígenas de outras frutas e vegetais, aumentando a sua concentração no sangue.

Cogumelos

Diferentes de qualquer outro alimento vegetal ou animal, tem entre as suas propriedades para a saúde os chamados adaptógenos.

Gengibre

Usado desde os tempos da antiguidade por suas várias propriedades terapêuticas. Possui muitos benefícios à saúde que são particularmente úteis quando se está doente: ajuda a combater a náusea, auxilia na digestão, e pode aliviar uma garganta dolorida.

Exit mobile version