Desde algumas frutas e vegetais, passando pela carne e pelos enlatados, há alguns alimentos que não pode mesmo colocar no congelador, pelo facto de perderem as suas propriedades nutricionais, além de muitas das suas características, do ponto de vista de sabor e textura.
O congelador é o melhor amigo de muita gente. Mas a verdade é que nem tudo pode ser congelado, sob risco de se perderem muitas das características dos alimentos, do ponto de vista de sabor e textura.
No congelador podem guardar-se refeições já feitos, alimentos crus, pão, gelados e uma grande variedade de ingredientes para usar mais tarde.
Eis os alimentos que não deve armazenar no congelador:
- Frutas cítricas, como o limão e a laranja
Em alguns casos, as vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina C, podem perder-se. Além disso, a textura também é alterada.
- Peixes ricos em ómega-3, como salmão e sardinha
O ómega-3 é suscetível à oxidação.
- Vegetais de folha verde, como alface e couve
À excepção do espinafre, estes alimentos ficam moles e perdem a frescura quando são congelados.
- Tomate
Congelar o tomate também altera a sua textura. O mesmo não acontece com molhos feitos com a polpa.
- Melancia e melão
Também são frutas com elevado teor de água.
- Batata
Colocar batatas no congelar também não é boa ideia, pois se formam cristais de gelo que danificam as fibras do alimento. Ao descongelá-la, a batata perde a sua maciez.
- Pepino
Ambos contêm um alto teor de água. Por isso, congelá-los compromete a textura destes vegetais.
- Carne já descongelada
Quando descongelada à temperatura ambiente, a carne começa a desenvolver microrganismos que só o calor pode destruir. Por isso, deve ser logo cozinhada, sem voltar ao congelador.