Para combater os gases é necessário ter uma fácil digestão, para manter o equilíbrio da flora intestinal e o bom funcionamento do intestino, diminuindo, assim, a sensação de mal-estar, o inchaço e a dor abdominal. O AngoRussia, seleccionou alguns alimentos que causam gases.
Alguns alimentos podem favorecer a formação de gases, entre estes destacam-se: o feijão, o brócolis e o milho, por exemplo, pois, são ricos em fibras que não são digeridas no trato gastrointestinal e são fermentadas pelas bactérias intestinais.
O gás que se acumula no organismo de cada indivíduo, pode entrar através da boca ou da fermentação de alimentos no intestino grosso. Enquanto os primeiros se acumulam no estômago e dão origem ao arroto (eructação), os segundos resultam em ‘puns’, vulgarmente chamados de ‘bufos’.
Em alguns casos, a sensação de desconforto é tanta que sente-se pontadas na barriga e até diarreia. Para evitar as dores, veja abaixo alimentos que podem provocar um aumento na produção de gases e devem ser evitados:
1- Lactose;
2- Carne vermelha;
3- Glúten;
4- Produtos sem açúcar.