Alimentos processados podem aumentar o risco de cancro e de diabetes, advertem nutricionistas


É sabido que ingerir uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para a saúde. Por isso, os nutricionistas advertem que uma dieta contendo grande quantidade de alimentos processados com muito açúcar, gordura e sal pode fazer mais do que aumentar o risco de sobrepeso, causa também diabetes tipo 2 e doença cardíaca.

Um alimento processado não é necessariamente saudável. Pois a inovação contida na comida pode não garantir um consumo que proporcione saúde. De acordo com nutricionistas, o consumo exagerado destes alimentos como produtos embalados cozidos, sopas instantâneas, carnes reconstituídas, comidas congelados, bolachas e outros também contêm substâncias que podem aumentar significativamente o risco cancro, diabetes e complicações com o colesterol.

Frutas, verduras, legumes e produtos animais como ovos e leites, também estão incluídos no grupo dos alimentos que foram submetidos a processos para aumentar sua durabilidade minimamente processados. Já os processados como as conservas, carnes salgadas, peixes em óleo ou água e sal, queijos, pães, castanhas com sal ou açúcar, e todo tipo de alimentos que levavam sal, açúcar, óleo, vinagre ou outro ingrediente.

Por outro lado, refrigerantes, bolachas, congelados, salgadinhos, bolos prontos e mistura para bolos, cereais matinais, massa instantâneo, pães de forma e bebidas com sabor de frutas estão entre os alimentos que incluem cinco ou mais ingredientes em suas fórmulas, bem como ingredientes industrializados e processos que normalmente não estão disponíveis para uso ou realização em uma cozinha de casa.

Consumir mais de quatro porções destes alimentos por dia aumentou cerca de 60% as possibilidades de morte por qualquer motivo em comparação à ingestão de duas porções diárias. Ou seja, para cada porção extra destes alimentos, o risco de morte subia é alta.

Os nutricionistas recomendam ainda que os adultos não comam mais de 70g de carne vermelha ou processada por dia. E sim passar a consumir carnes de bovino, de borrego e de porco, por serem uma boa fonte de proteínas, vitaminas e minerais e pode fazer parte de uma dieta equilibrada.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *