Algumas curiosidades sobre o “Dia dos Finados”


O Dia dos Finados celebra-se hoje, 02 de Novembro. Este dia é conhecido como uma forma de lembrar as pessoas queridas que já tiveram o passamento físico, com visitas a túmulos, homenagens nas redes sociais e muito mais. 

Desde o século II, já há registros de que os cristãos oravam por seus falecidos e visitavam os seus túmulos, embora apenas no século X a Igreja Católica tenha instituído o Dia de Finados. Mas, no século V, a instituição começou a dedicar o costume anual de rezar pelos mortos.

Naturalmente, a celebração aos mortos não é uma prática somente católica. Ela está presente em várias formas de religiosidade, já que a morte é parte da vida. Sobre esta data há curiosidades que interessa saber de algumas partes do mundo:

  • Existe o mito de que em todo Dia de Finados chove. De facto, essa é uma tradição que parece resistir na história. Vai se aproximando a data e aquela chuva fina e intermitente vem para ornar a atmosfera de recolhimento. É comum os cristãos visitarem os túmulos dos entes queridos levando flores para adorná-los e rezar por suas almas;
  • Acredita-se em vida após a morte, as pessoas reuniam-se em suas casas no dia 1º de novembro para homenagear e evocar os que já se foram;
  • Países onde predomina a religião budista, os mortos são homenageados em procissões com música e desfiles de máscaras;
  • É costume realizar uma oferenda de arroz e algas para alimentar as almas dos mortos;
  •  No México, amigos e familiares levam para os cemitérios a música, a comida e a bebida preferidas do morto, fazendo da morte algo muito vivo. É comum ver grupos ao redor do túmulo a cantar, comer e beber enquanto contam casos da pessoa quando viva. É uma forma de, pela memória partilhada, tornar aqueles que se foram ainda presentes.

 

Exit mobile version