Alemanha testa sistema de 4 dias de trabalho e tem veredicto claro: mais de 70% das empresas não voltará para semana tradicional de 5 dias


A redução das horas de trabalho está actualmente no centro do debate no mercado de trabalho global. A Alemanha acaba de concluir o seu experimento sobre a semana de trabalho de quatro dias e já tem resultados preliminares: 73% das empresas participantes não querem mais voltar à semana de trabalho de cinco dias.

O experimento alemão para implementar a semana de trabalho de quatro dias começou no final de 2023. A forma em que o governo do país colocou o teste a prova seguiu o modelo 100-80-100 (100% de salário, 80% de horas de trabalho e 100% de desempenho) auditado pela organização 4 Day Week Global, que já obteve bons resultados no Reino Unido e no teste de Valência.

Participaram empresas de manufatura, seguros, tecnologia, mídia, comércio ou educação.

A descoberta mais imediata após a conclusão do teste piloto é que 73% das empresas participantes manterão as horas de trabalho reduzidas da forma como as implementaram. Dentro desse grupo, 20% farão pequenos ajustes, mas os manterão na maioria. Apenas 20% das empresas participantes afirmaram que voltariam ao modelo anterior. 7% das empresas estão indecisas quanto a voltar ou não ao modelo anterior.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *