Ainda vale a pena reunir toda a família para celebrar o Natal?


Os anos passam e cada vez mais há pessoas a dizerem que já não enxergam sentido no Natal e que a época com o passar do tempo foi perdendo a graça. Assim sendo, será que ainda vale a pena reunir toda a família para celebrar a ceia?

As festas natalinas se aproximam e para os cristãos o Natal é uma celebração muito importante e especial, pois comemora-se o nascimento de Jesus! As tradições da data se destacam e são importantes, pois o clima natalino envolve as pessoas, é bom para o comércio e os lugares se transformam com as decorações de luzes e enfeites nas lojas, casas e comércios.

Porém, ao que parece de uma forma geral o Natal está a transformar-se unicamente em uma festa de consumo, de presentes e revelações de amigo oculto, com direito a ‘disputa’, nas redes sociais, de ceias elaboradas e mesas arranjadas. Ultimamente, o grande clima do Natal é de nostalgia, saudades e até uma certa tristeza. Nem todas as famílias priorizam se reunir nesta data, esvaziando e empobrecendo o real motivo da festa.

E é aí que precisamos fazer uma intervenção. Precisamos reagir. Faz-se necessário refletir sobre o real significado da data com a sua família, sobretudo com as crianças. Conversar e explicar que a festa não se resume a dar e ganhar presentes.

Importa destacar que o encontro das famílias, no Natal, é um momento importantíssimo, pois ali se estreitam os laços com quem se ama e com as pessoas que se forma uma história de vida.

Um espírito de frieza, de distanciamento e até de irresponsabilidade se instala cada dia mais nos ambientes familiares. Por quê? Muito consumismo? Falta de convivência? Materialismo? Brigas, dívidas? É preciso identificar e enfrentar com sabedoria.

Exit mobile version