AfriComics homenageia Henrique Abranches em uma exposição no Memorial Agostinho Neto


AfriComics é um projecto regional do Goethe-Institut que é realizado paralelamente em 16 países africanos. No âmbito desse projecto, referido delineamento tem a honra de apresentar a exposição Henrique Abranches – Um Traço Angolano, no Memorial Dr. António Agostinho Neto em parceria com o Estúdio Olindomar  de 18 Outubro a 31 de Dezembro 2021.

Além de desenhador, Henrique Abranches também foi escritor, pintor, antropólogo, arqueólogo e cofundador da União dos Escritores e da União Nacional dos Artistas Plásticos. Na exposição pretende-se mostrar uma selecção das suas obras.

O segundo elemento da exposição serão as obras produzidas pelos participantes de uma oficina de Banda Desenhada realizada no MAAN, do 20 a 22 de Setembro.

No âmbito da exposição, será exibido também um documentário com entrevistas de amigos e alunos de Henrique Abranches, produzido pelo Goethe- Institut Angola em 2021.

Henrique Abranches (1932-2004) é considerado o pai da banda desenhada em Angola. Português de nascença, chegou a viver em Angola ainda jovem. Envolveu-se activamente na luta anticolonial e foi até preso por isso. Mais tarde, fundou o Centro de Estudos Angolanos na Argélia, junto ao escritor Pepetela.
Depois da independência, actuou como Director Nacional dos Museus em Angola, antes de dedicar-se apenas à arte e às ciências, formando muitos jovens nas artes plásticas. Entre os seus alunos encontram-se artistas nacional e internacionalmente premiados.

A exposição durará até ao dia 31 de Dezembro de 2021, e será acompanhada por uma publicação. A inauguração para convidados ocorrerá no dia 15 de Outubro de 2021.

Exit mobile version