Adolescentes revelam que os pais estão mais abertos para conversas sobre sexualidade


O tema ‘sexualidade’ sempre foi considerado pelos angolanos um assunto tido como tabu para se conversar entre pais e filhos. No entanto, em conversa mantida com o AngoRussia alguns adolescentes revelaram que seus pais mostram-se cada vez mais abertos para ter conversas sobre o referido tema.

O diálogo entre pais e filhos sobre sexualidade é altamente recomendável pelos psicólogos e várias são as pesquisas que mostram que crianças e adolescentes que conversam sobre sexo com os pais tornam-se mais responsáveis e tendem a ter o início da vida sexual adiado, quando já se sentem mais amadurecidas. Tal diálogo entre pais e filhos também promove o fortalecimento do vínculo familiar e contribui para a melhoria da auto-estima de seu filho, pois a não satisfação das dúvidas sobre a sexualidade acaba gerando ansiedade e aumentando os conflitos próprios da idade.

Oito adolescentes com idades compreendidas entre 12 e 17 anos, disseram que têm notado que seus pais estão cada vez mais abertos a satisfazer suas dúvidas no que toca ao assunto sexualidade e que aproveitam o momento para tecer vários conselhos e orientações.

“Antes eu sentia um certo receio por parte dos meus pais para falar sobre sexo, mas hoje quando eu chego a casa com alguma curiosidade despertada por alguma aula ou mesmo por algo que ouvi na rua, li em algum sítio, eles mostram-se sempre dispostos a esclarecer minhas dúvidas e aproveitam para me aconselhar muito”, disse Rayssa João.

Grande parte dos entrevistados acabou por concordar nos pontos em referência, mas o comentário de Paula Sebastião saltou os ouvidos dos demais e acabou por gerar gargalhadas e certos gestos de concordância.

“Os pais finalmente entenderam que falar sobre sexualidade já não é um bicho de 7 cabeças e que se forem eles a nos transmitirem ou passarem certos testemunhos será bem melhor. Estou prestes a completar 18 anos e outro dia o meu pai disse de forma muito surpreendente que daqui a pouco já poderei andar com preservativos na pasta, eu fiquei sem ter o que dizer mas foi algo que fez-me entender que se calhar entrarei numa fase que certas decisões e futuras consequências, estarão sobre a minha responsabilidade, mas principalmente que todas as coisas têm o tempo certo”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!