‘Abscesso dentário’ causa 90% de internamentos e mortes na especialidade Maxilo Facial


O abscesso dentário é um problema grave de saúde pública em Angola que infelizmente é bastante negligenciado pelas unidades sanitárias de saúde. Ele representa 90% dos internamentos e mortes em urgências da especialidade de maxilo facial nas unidades hospitalares angolanas, segundo Agnelo Josué Lucamba especialista em cirurgia e Traumatologia maxilo-facial.

Um abscesso dentário é o acúmulo de pus, infecções odontogênicas causadas por bactérias que se originam através de um dente cariado e gengivas não tratadas com comprometimento das estruturas ósseas de suporte aos dentes. O abscesso pode ocorrer em diferentes regiões do dente por razões diferentes, caracterizado por aumento de volume na maioria das vezes súbito, criando diagnóstico diferencial com outras patologias e infeções entre eles celulites, cistos e tumores.

Em conversa com o AngoRussia, o especialista em Cirurgia e Traumatologia Maxilo Facial, Agnelo Lucamba disse que o principal motivo está relacionado com à falta de profissionais especializados nas diversas unidades hospitalares assim com as crenças religiosas bem como tratamentos tradicionais. A chegada tardia nos hospitais influenciam para 90% das mortes.

Para o tratamento de abscesso dentário, o especialista Agnelo Lucamba falou do tratamento cirúrgico caracterizado pela drenagem do abscesso que não é nada mais que a retirada do pus, isso podendo ser com anestésico local ou anestésico geral dependendo do grau de severidade do caso, porém esse tratamento deve ser sempre coadjuvado de antibiótico terapia e tratamento medicamentoso. Os casos mais simples são drenados e medicados podendo os pacientes continuar o tratamento em casa com medicação oral.

Não existe uma predileção em relação ao género ou idade, entretanto os pacientes com doenças sistémicas como diabetes, HIV hipertensão, falciformes e gestantes fazem parte do grupo comum de internamentos frequentes, com consequentemente abortos e óbito quando acometido com essas patologias, muitas vezes deixando sequelas como dificuldade de abertura de boca e fala, perca dos olhos e sinais em face, para a saúde do organismo do paciente, além das dores da presença de inchaço, febre e perda do dente afectado.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *