A influência de África no acto de vestir brasileiros


Júlia Vidal lança “O Africano que Existe em Nós, Brasileiros” está sobre a inspiração africana e que ajudou a transformar o Brasil em um só.

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O resultado de uma herança que remonta à época colonial, e a influência da cultura africana está presente nas cores e nos desenhos estampados no vestuário dos brasileiros. O tema é abordado, de forma inédita, no livro O Africano Que Existe em Nós, Brasileiros, de autoria do designer de moda da Júlia Vidal, lançado no Rio de Janeiro.

Os africanos começaram a produzir sua própria roupa, a partir de matérias-primas locais, e, com o tempo, essa passou a ser a roupa não só do escravo, mas também a do colono”, diz Júlia Vidal.

Descendente de africanos, indígenas e europeus, Júlia Vidal, graduada em comunicação visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), buscou no livro documentar a origem estética da identidade brasileira e mostrar como ela se materializou na moda. Buscou também identificar formas e ritmo que fazem parte do quotidiano dos brasileiros, a fim de identificar a origem africana, indígena ou portuguesa.

O resultado dessa mistura é uno, é brasileiro, disse Júlia.

Segundo ela, a história da moda no Brasil, como um todo, ainda é pouco registada em livros e a contribuição africana menos ainda. Teve dificuldades em encontrar fontes bibliográficas. Pesquisou em livros sobre simbologia, máscaras, ourivesaria, relata a autora, que começou a actuar na moda em 2005, quando criou a grifes afro-brasileira Balaco.

Isto está relacionado com a origem étnica dos africanos trazidos para o Brasil. Na Bahia, a maior força da cultura iorubá tornou-se a grande referência no vestuário, mas as nossas roupas são muito diferentes das africanas da mesma etnia.

Aqui não temos aquelas mangas volumosas, as formas de amarrar as turbantes também são diferentes.

Embora focado na moda, O africano que existe no povo brasileiro, aborda também as heranças étnicas na música, na culinária e na arte.


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