A escritora e psicóloga angolana Kanguimbo Ananás, apelou em entrevista ao AngoRussia aos angolanos a investirem mais na literatura, reconhecendo a forma responsável como os escritores angolanos tentam transmitir algo novo a sociedade já.
“Muitas vezes quando falamos sobre literatura, não somos percebidos, porque é sempre um percurso que nós pensamos que todos sabemos, mas afinal de conta não sabemos absolutamente nada e estamos sempre a trilhar por um caminho desconhecido. Literatura é uma responsabilidade muito grande, se olharmos um bocadinho e deixo um desafio, vamos ainda ler o que os outros fizeram, o que sentimos, e está guardado no subconsciente para escrever, o que levar para a sociedade de novo. Enquanto Kanguimbo Ananás, estou a aprender literatura porque reconheço que há sempre muita responsabilidade naquilo que fazemos”, começou por dizer a escritora.
Kanguimbo apelou ainda a todos, a beberem mais dos escritores nacionais, e reconheceu que foi a primeira escritora a fazer dissertação sobre literatura infantil após a independência.
“Vamos caminhar mais, lendo os outros, todos nós começamos como começamos. Eu comecei a fazer versos, claro, que no tempo colonial tinha 11 anos, e deparei-me com varias situações e hoje eu digo, afinal todos que me falaram, ralharam valeu apenas para poder me concentrar e cada dia que passa quero mais concentração. Disse a mim mesma, ‘tenho que fazer descobertas’ e fui fazer o mestrado sobre literatura de Língua Portuguesa, fiz uma dissertação sobre a literatura infantil após a independência. Sou a primeira angolana a fazê-la não digo por vaidade mas só para dizer que se nos tivermos paciência, calma e coragem, vamos conseguir alcançar os nossos objectivos, mas acima de tudo, a humildade é que faz o escritor”,terminou Kanguimbo Ananás.