Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o feminismo não é o antónimo de machismo. Para uma visão mais clara sobre o assunto, o AngoRussia ouviu a voz de algumas mulheres feministas e reuniu neste artigo frases que definem bem esta palavra tão falada nos dias de hoje.
De acordo a explanação das mulheres entrevistadas, o feminismo é um conjunto de movimentos políticos-sociais regados por ideologias e filosofias que têm como objectivo comum a igualdade de direitos entre homens e mulheres, o empoderamento feminino e a libertação feminina de padrões patriarcais, baseados em norma de género.
Sua principal característica é a luta pela igualdade de género (homens e mulheres), e consequentemente pela participação da mulher na sociedade.
De acordo o ponto vista das entrevistadas, não se deve desvalorizar o papel social que cada elemento possui na sociedade. Mulheres e homens têm igualmente funções a exercer. Não são iguais em gênero, no entanto são iguais em humanidade possuindo ambos a mesma dignidade. Cada um desempenha o seu importante papel no mundo de acordo com as capacidades que naturalmente lhes foram atribuídas.
Na ocasião: “Não sejamos feministas e nem machistas, sejamos humanistas! Que possamos valorizar uns aos outros não pelo seu género, mas sim pelas suas capacidades”.
Na sociedade actual o conceito é muitas vezes confundido, distorcido e muito mal interpretado. Mulheres há que pensam que ser feminista é contradizer os homens, competir, desrespeitar, humilhar (por ganhar mais ou ter um estatuto social superior ao do homem) e levam o feminismo de uma forma extrema e radical, mas na realidade não é nisso em que se rege o feminismo.
“Não queremos ser mais que ninguém, apenas queremos ser livres como qualquer um, ter os mesmos direitos e oportunidades, porque somos tão humanas e tão capazes quanto eles”, concluíram.
Por: Palmira Camilo
0 Comentário