5 Brincadeiras que ‘marcaram’ a infância dos angolanos que já atingiram a maior idade


A infância é uma fase da vida de que muitos se recordam com bastante saudade. As brincadeiras são sem dúvida algo que marca a vida das pessoas positivamente, e uma boa parte dos angolanos já se divertiu e criou memórias com as brincadeiras : ” Garrafinha”, ” Saltar a corda”, “Mete e tira”, “Pula na montanha”, “Jogo da Macaca”.

Brincar pode ser uma ferramenta, por excelência, para que a criança desenvolva qualidades como: responsabilidade, equilíbrio, criatividade, e outras. Mas fundamentalmente, é a forma mais simples das crianças serem elas mesmas.

“Garrafinha”

A garrafinha é uma brincadeira popular angolana, onde 2 grupos disputam utilizando uma bola pequena feita com meia e tecidos, garrafas e areia. Geralmente jogada por 4 à 8 pessoas, 2 da mesma equipa ficam na mesma direcção a fazer o passe da bola durante um determinado tempo, enquanto 2 ou mais da equipa adversária concentram-se no meio do campo a encher as garrafas para posteriormente esvaziar e marcar pontos. Pode ser ‘desfrutada’ por ambos os géneros, apesar de ser mais praticada por meninas.

“Saltar a corda”

Este é um jogo não só feito em Angola, mas que também tornou-se popular entre os angolanos. Com uma corda média ou comprida resistente, enquanto 2 pessoas seguram e coordenam a mesma várias pessoas saltam de acordo o seu movimento, até que alguém se canse ou se atrapalhe ao ponto de pisar na corda e fazer parar os movimentos. Saltam a corda tanto meninas como rapazes.

“Mete e Tira”

Conhecida por reunir pessoas com certa capacidade de resistência e improviso, a brincadeira “Mete e Tira” também é jogada por várias pessoas do género feminino. Com uma corda feita de vários elásticos, as participantes se divertem a saltar e cantar durante um tempo.

“Pula na Montanha”

Apesar de oferecer um certo risco, esta brincadeira também foi a querida de muitos angolanos durante muito tempo. Com o corpo de um dos participantes vergado, o restante salta de diferentes formas ao mesmo tempo que pronuncia algumas palavras que caracterizam o tipo do salto.

“Jogo da Macaca”

Neste jogo os envolvidos devem elaborar um desenho no chão e depois atirar uma pedra, e onde a pedra calhar, o jogador deve saltar.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!