1ª edição de “Globos ZAP” atribui galardões aos profissionais de televisão e música


Ostentando uma filosofia de inclusão que tenciona homenagear figuras das mais distintas categorias na mesma proporção de relevância, o “Globos ZAP” traz na sua primeira edição uma gama de premiação voltada para área de Entretenimento, passando pela Televisão e Música, cujo a gala de premiação acontece ao vivo no próximo dia (17) de Outubro, no ZAP Estúdios, em Luanda, e contará com transmissão em live streaming via Internet.

Na manhã desta quinta-feira (10) de Setembro, a ZAP reuniu vários jornalistas nacionais e internacionais, para a apresentação oficial da primeira edição dos prémios “Globos ZAP”, em conferência de imprensa online, dando assim a oportunidade para profissionais de imprensa de outras partes do país participarem em tempo real num evento que acontece em Luanda.

Um evento que já estava a ser elaborado cerca de três anos, mas devido as questões logísticas e de grelhas a organização do mesmo viu-se obrigado a parar com tudo e dar seguimento a outros projectos que tinha em carteira. Mediante a situação que o país a travessa por conta da pandemia da Covid-19, Catarina Tavira, Directora do ZAP Estúdios, durante o seu discurso de intervenção na conferência, disse que este ano tomaram a liberdade de arriscar na realização de um evento desta dimensão que visa homenagear os colaboradores do canal ZAP Viva e os músicos angolanos.

Publicidade

Quanto ao processo de nomeações de cada categoria, o Coordenador da ZAP Jorge Antunes que também fazia parte da mesa do presidio, realçou que teve o apoio da Mira, empresa angolana de pesquisa de mercado e business intelligence, por ser uma entidade credenciada para a realização de estudos de mercado e sondagens de opinião. E todos os nomeados foram apurados por uma entidade idónea a uma amostra representativa da população.

Jorge Antunes acrescentou ainda quando questionado como está a funcionar internamente para fechar o circulo do ‘amiguismo’ para que as votações sejam no máximo transparentes, que todo trabalho está a ser feito por empresas e que a equipa da ZAP não faz parte do processo ou escolha dos nomeados.

“Nós demos todo esse trabalho de pesquisa, os nomes e de contabilização dos resultados não somos nós que vamos fazer, por tanto nem a própria ZAP vai fazer este tipo de contabilização, a MIRA fez todo esse processo que vai nos dar todos os nomes completos de todas as áreas inclusive das músicas queridas, nomes dos apresentadores e programas. A segunda gestão nos contratamos uma empresa para fechar a ultima tudo, desde as votações por via telefônica e por via digital, e só depois teremos todos os dados em mão, essa entrega será feita por terceiros, não serão os trabalhadores da ZAP que vão a estar a trabalhar neste processo todo, só isso é uma garantia nós também queremos estar limpos neste projecto sem influência nenhuma. Vamos ter prémios nossos, são de méritos que a ZAP própria vai instituir para determinadas situações, são prémios que não vão a votação pública, neste sim a direcção da ZAP vai instituir as pessoas que vão ganhar”, esclareceu.

Sobre a inclusão de outras cadeias televisivas nesta premiação, Catarina disse que pretendem sempre manter a imparcialidade nestes prémios, homenagens, exactamente porque perceberam as situações que tem havido acontecer em torno dos eventos do género e terá sido um dos constrangimentos, que fez a equipa da ZAP não fazer esta gala mais cedo.

Os nomeados poderão receber o voto do público de Angola e o país a fora, por via telefônica ou através do website oficial do evento (www.globoszap.com), que estará disponível na próxima semana, onde as pessoas vão poder votar nas diferentes categorias apenas em um dos nomeados, cujo os vencedores serão conhecidos durante a gala do dia (17) de Outubro.

A caminho do seu oitavo ano de existência, o canal ZAP Viva tem testemunhado o nascimento e a consolidação de profissionais cujas carreiras têm contribuído para o desenvolvimento socio-económico e cultural do país.

Confira as categorias:

Televisão

  • Melhor Apresentador
  • Melhor Apresentadora
  • Melhor Repórter
  • Melhor Programa de Entretenimento
  • Melhor Programa de Actualidade
  • Melhor Programa de Talentos

Música

  • Melhor Grupo de Música Urbana
  • Melhor Grupo de Música Moderna/Tradicional
  • Melhor  Cantor
  • Melhor Cantora
  • Melhor Show ao Vivo Zap Viva
  • Melhor Música 2019/2020

Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *