1 de Dezembro “Dia Mundial de Luta contra o Sida”


É de norma todos terem datas importantes memorizada como o dia da (criança, aniversários, casamentos, natal, do trabalhador, entre outras). E o dia 01 de Dezembro, não passa em branco por se tratar do “Dia Mundial de Luta Contra a Sida”, um dia que visa alertar milhares de pessoas para a necessidade de precaução e prevenção contra o famoso vírus da SIDA que ataca no sere humano o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do portador da doença. 

sida

O Dia Mundial de Luta contra a Sida é sempre comemorada por toda a parte do mundo no dia (1 de Dezembro). Esta data é comemorada com o objectivo de fazer lembrar todas aquelas pessoas que estão infectadas ou que já não encontram-se no mundo dos vivos.

Publicidade

A luta contra o vírus do SIDA, para este ano 2016 adquiriu como lema o “Aceda aos Direitos de Equidade Agora”, com o objectivo de chamar atenção para as pessoas que ficam para trás nestes acessos assim como os jovens, os homossexuais, pessoas transgénico e aquelas que fazem o uso excessivo de drogas.

Em 2015 os acessos para obter o tratamento do vírus havia atingido 15 milhões de pessoas de todas as faixas etárias, mas mais de 60% das pessoas com o VIH continuam sem ter acesso à terapia anti-retrovial.

O SIDA é contaminado por três maneiras como, ter relações sexuais desprotegida, de mãe para filho durante o processo de gestação, parto ou mesmo pela amamentação e ter contacto com sangue de alguém infectado. Ela “SIDA ou VIH” foi descoberta em 1981, onde matou mais de 30 milhões de pessoas em quase todo o mundo, o continente africano é que mais encontra-se vitimas dessa doença.

 

 

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!