“Nos Tempos do Imperador”: Conheça alguns cenários que compõem a trama


Com cenários e ambientes que retratam o Brasil da segunda metade do século XIX, ‘Nos Tempos do Imperador’, obra escrita e criada por Alessandro Marson e Thereza Falcão, com direcção artística de Vinícius Coimbra,  estreia hoje, 10 de Agosto, no canal 10 da Zap, Globo HD as 17h00.

Bastidor. O diretor artístico Vinícius Coimbra dirige cena da personagem Luísa ( Mariana Ximenes ).

Nesta nova empreitada, eles têm o desafio de ultrapassar as três décadas que separam as duas novelas. Para isso, criaram novos ambientes para retratar os avanços do Brasil.

Além do Paulo Renato e Paula, a dupla conta com a ajuda de nove assistentes de cenografia , somente no trabalho de pesquisa, a equipa ficou cerca de um ano a dedicar-se nas referências da época,  além de livros, imagens e fotos de sites especializados, as obras de arte do pintor Thomas Ender,  serviram de inspiração para o trabalho estético, por ter viajado pelo Brasil a partir da chegada do Dom João VI, e  retratar o país nas suas obras.

Neste período em que a novela se passa, era possível contar com a fotografia de 1860. Passamos meses esmiuçando fotos e aprofundar detalhes, que poderão ser vistos em pequenas pistas ou no fundo das cenas, o que enriquece a experiência do público, conta Paulo.

Com um espaço de 8,2 mil metros quadrados nos Estúdios Globo, a cidade cenográfica da novela vai reproduzir as regiões cariocas da Rua do Ouvidor, da Pequena África, interligada com o Cais do Valongo, além do Passeio Público e a orla, que foi urbanizada e passou a ser frequentada na época. A cidade foi separada em dois espaços muito distintos visualmente: o novo, urbanizado, comercial; e o da Pequena África, empobrecida, envelhecida, antiga e colonial.

O primeiro é o que Dom Pedro II gostaria de traçar para o Brasil; o segundo, representa a realidade que vinha se instalando.

Na trama, a estrutura urbana é rodeada por calçadas de pedra, e caixa coletora do esgoto pluvial e doméstico. Nesse período, com o processo de modernização, há fornecimento de gás para a iluminação da cidade, ainda que restritos para alguns pontos, como o passeio público, e a Rua do Ouvidor.

Temos representações, gravuras, que dão a entender que a cidade pretendia-se mais europeia, mais bonita, e menos medieval. Mas, ao mesmo tempo, era tudo precário, o esgoto chegou depois da luz a gás. Era uma cidade suja ainda, ressalta Paulo.

A época é marcada pelo início das edificações grandes, por isso, na Rua do Ouvidor há construções de três andares, com uso misto: comércio em baixo e residência em cima, com dimensão bem próxima do real e reprodução das imperfeições encontradas nas referências.

Às vezes, beiram à desarmonia, mas tentamos traduzir isso e trazer como o registro de uma época, reforça o cenógrafo.

A Pequena África é o núcleo culturalmente rico muito rico.

Estamos a fugir da imagem simples do negro escravizado, porque a diversidade da cultura negra nesse período da cidade era imensa. Poetas, advogados, uma pequena parcela que frequentou faculdade e teve espaço na sociedade viviam na região. As pessoas que circulavam na rua tinham uma identidade cultural muito forte, com origens em diversos locais da África, conta o cenógrafo.

Na região, o cenário está caracterizado com uma pintura mais degradada, quase sem manutenção  manutenção. As construções têm muitos cómodos para uso familiar, semelhantes a algumas visitadas feita pela equipa, com prédios compridos e coloniais.

Nos cenários do núcleo, haverá poucos utensílios, pois os moradores da região não tinham quase nada. No entanto, os detalhes da arte mostram a riqueza da cultura africana.

A ancestralidade vai estar nos objectos, no altar, na religião, enumera a produtora de arte Flávia Cristófaro.

Ela destaca como curiosidade deste núcleo o trabalho do artista plástico de Pernambuco Luis Benício, convidado para ser o ghost sculpture que desenvolveu as máscaras na madeira do Dom Olu (Rogério Brito).

A novela vai contar também com cenários grandiosos, que ocupam boa parte do estúdio, como o Palácio da Quinta, onde Dom Pedro II vivia com a família, que ganha uma nova roupagem.

No Segundo Império há bastante alteração, e o palácio fica mais sóbrio, pois passou por reformas ao longo dos anos, desde quando Dom João VI o encontrou.

Atendemos à mesma estrutura familiar, em um processo de passagem de tempo. Estou a levar a cabo a construção da mesma estrutura do cenário com outra interpretação, roupagem, forração, cortina, e cor. diz Paulo.

Na Quinta, há uma austeridade, como no ‘Novo Mundo’, mas dessa vez mais arrojada, pela seriedade e erudição do Dom Pedro II (Selton Mello), que achava um absurdo gastar dinheiro à toa. Nos utensílios de uso da família, predomina a prataria gasta.

Tudo que compro é sempre direcionado a mostrar a austeridade do Imperador. As peças em prata, por exemplo, não são limpas, para manterem um tom escurecido, ressalta Flávia.

Dom Pedro II, e Teresa Cristina tinham um cervo próprio dentro do palácio. Para reproduzir as peças, que até Setembro de 2018 podiam ser vistas no Museu Nacional do Rio de Janeiro, que incendiou, foram realizadas pesquisas através de documentos da Biblioteca Nacional, onde estão as descrições do museu. Muitos objectos foram reproduzidos na fábrica de cenários dos Estúdios Globo.

Alugamos algumas peças, mas 70% do material foi produzido nos Estúdios, conta Flávia.

 

Por: Eucadia Ferreira

 

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