Magia do arquipélago chileno impressiona equipa da super série “Os Dias Eram Assim”


A Super série “Os Dias Eram Assim” começou a ser gravada em Janeiro de (2019, em Chiloé, arquipélago ao sul do Chile. O destino escolhido para adaptar as cenas do exílio do Renato (Renato Góes) foi feita pelo director artístico da obra, Carlos Araújo. Na trama, o jovem médico precisa fugir do Brasil após ser vítima de uma armadilha do seu rival, Vitor (Daniel de Oliveira). Ele acaba por se refugiar na ilha, que foi o destino de muitos brasileiros que viveram situações difíceis naquela tempo. Os actores que constituem o elenco revelaram-se encantados com a região.

Ao director, também lhe interessava a beleza do cenário chileno, que ainda não conhecia. “Visualmente, a ilha causa um impacto interessante. Sempre quis gravar lá porque é muito cinematográfica. Foi um motivo muito bom, estava a procurar coisas que mexiam connosco”, justifica o Carlos Araújo.

Publicidade

A magia do local também causa impacto na ficção. Em Chiloé, Renato (Renato Góes) vai, aos poucos, se deixar encantar pela médica Rimena (Maria Casadevall), filha de Hernando (Alfredo Castro) e Laura (Cyria Coentro). Uma mulher que carrega em si um pouco da atmosfera mística da ilha e vai, assim, ajudá-lo a reencontrar a felicidade, após ser obrigado a deixar seu grande amor no Brasil, a estudante de Letras, Alice (Sophie Charlotte).

Renato Góes, protagonista da trama, ficou impressionado com o sobe-e-desce das águas dos lagos, que alteram o cenário em questões de horas. “O facto de eu ter filmado no meio do rio, dentro de um barco navegando e, poucas horas depois, voltar ao mesmo lugar a andar foi bastante marcante”, relembra o actor, que se emocionou ao contracenar com a actriz local, Luz Jimenez: “Os olhos dela eram os mais lindos e expressivos que eu já vi na vida!”.

Maria Casadevall, que vive Rimena, fala da experiência de gravar em Chiloé como mágica. “É uma parte do Chile que preserva toda a atmosfera mística da América Latina, mas de uma forma mais especial, quase pura. Cada canto da ilha que você olha reflecte a cultura de lá. Pude me conectar com essa energia”. “Os chilotes vivem de acordo com os ciclos da natureza e isso é muito bonito. Parece que eles não foram atropelados pela globalização, de certa forma. O apego e o carinho com as próprias origens foram bem bonitos de se observar”.

Entre o elenco que participou das gravações no Chile, estão ainda o actor chileno Alfredo Castro, que faz uma participação como Hernando, pai de Rimena, e a actriz Cyria Coentro, intérprete de Laura, mãe da personagem da Maria Casadevall.

Escrita por Angela Chaves e Alessandra Poggi, com direcção artística de Carlos Araújo, “Os Dias Eram Assim” é emitida, às 21 horas 15 minutos, no Globo HD, posição 10 da ZAP, de segunda ao sábado, após a novela Salve-se Quem Puder”.

Pode ainda aceder aos conteúdos Globo em Angola através do Globo ON, na posição 72 da ZAP.

Por: Alexandre Carvalho


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *