Actriz angolana Heloísa Jorge fala da experiência de interpretar a ‘Rainha Nzinga Mbandi’


A actriz angolana Heloísa Jorge falou no especial ‘Falas Negras’ da Globo, sobre a experiência adquirida ao protagonizar uma das mais emblemáticas personagens da resistência contra o colonialismo português em Angola, ‘Nzinga Mbandi’, rainha do Reino do Ndongo e da Matamba.

Em entrevista ao “Falas Negras”, Heloisa deu detalhes da experiência de ter participado desta trama, que faz uma viagem ao passado e que conta a trajetória de luta contra o racismo e a favor da justiça e da liberdade do povo angolano. O referido conteúdo que além de entrevistas reuniu também depoimentos históricos, foi idealizado por Manuela Dias e dirigido por Lázaro Ramos e, será exibido no dia 27 de novembro, às 22 horas, no Globo HD.

“Foi mágico e desafiador ao mesmo tempo, porque a Rainha Nzinga Mbandi é uma referência muito valiosa para a construção da nossa história e identidade de Angola. Quando eu falo da Nzinga, me lembro da minha infância no meu país, me traz a sensação bonita do pertencimento, lembro com saudade do bairro da Maianga em Luanda onde eu estudei, dos primeiros livros de história que contavam que a Nzinga foi a mulher destemida e astuta que lutou até quase os 72 anos de idade contra a coroa portuguesa.  Foi muito emocionante dizer as palavras , me senti orgulhosa por ser filha daquele país e muito feliz em poder honrar o lugar de onde eu vim partilhando um pouco do que a Rainha Nzinga representa não só para Angola, mas para todo o continente africano”, disse Heloísa acrescentando “espero que a partir dos relatos históricos as pessoas se interessem em refletir sobre o Brasil e o mundo que nós temos hoje, acredito que será mais uma óptima oportunidade para se abrir a escuta e conhecer um pouco mais sobre a nossa história”.
 A rainha do Reino do Ndongo e Matamba nasceu em Angola e viveu entre 1583 a 1663, e simboliza a resistência africana à colonização e a comercialização de escravos, foi uma rainha combatente, destemida, que chefiou pessoalmente o exército até os 73 anos de idade.
Idealizado por Manuela Dias, “Falas Negras” conta com a direção de Lázaro Ramos, pesquisa de Thaís Fragoso, e consultoria e pesquisa de Aline Maia. O elenco é constituído por Taís Araújo, Fabrício Oliveira, Babu Santana, Guilherme Silva, Ivy Souza, Naruna Costa, Bárbara Reis, Mariana Nunes, Izak Dahora, Silvio Guindane, Olívia Araújo, Reinaldo Júnior, Aline Deluna, Flávio Bauraqui, Bukassa, Ângelo Flávio, Samuel Melo, Aílton Graça, Tulanih Pereira, Valdineia Soriano,  Tatiana Tibúrcio, e Heloísa Jorge.
Pode sempre aceder aos conteúdos Globo em Angola através dos canais Globo HD e Globo ON, posições 10 e 72 da ZAP.

Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *