Angola “invadiu” desde a passada quarta-feira (21), um dos mais importantes festivais de cinema do mundo “Festival de Cannes”, na França. A dupla (Daniel Nascimento e Bruna Sousa), que comanda o programa “Zap News” está desde o inicio desta semana a fazer uma cobertura brilhante da 67ª edição de Cannes. Segundo revelou Daniel a AngoRussia, o nome de Angola não passou despercebido a estrela do filme “Em Trance”, Rosario Dawson, que fez questão de regressar para dar uma entrevista ao programa quando ouviu que a dupla era angolana.
Daniel Nascimento e Bruna Sousa foram conferir de perto todo glamour, charme e elegância das estrelas mundiais em um dos tapetes vermelhos mais importantes da Europa, para o programa Zap News. A AngoRussia encontrou em contacto com o jornalista que se encontra na França brilhando no meio de outros astros mundiais, para falar sobre a experiência de fazer a cobertura de um evento de tamanha magnitude.
Sempre disponível e simpático, o músico, compositor e jornalista, arranjou um tempo na sua agenda para responder as perguntas da AngoRussia. Veja a entrevista abaixo:
AngoRussia: Como descreveria esta experiência?
Daniel Nascimento: Ir ao Festival de Cannes foi daquelas oportunidades únicas, que marcam o percurso pessoal e profissional de qualquer pessoa. Para mim e para a Bruna foram também as duas coisas. E foi um presente da ZAP, neste caso do ZAP Viva, que confiou em nós para cobrirmos um evento daquela dimensão e mostrar todos os aspectos ligados ao mesmo.
AR: O que se deve ter em conta ao fazer cobertura de um evento de tamanha magnitude ?
D.N: Antes de tudo saber o que é o Festival de Cannes, o que representa e porque é tão concorrido. Depois, saber o propósito a que se destina o trabalho e ter a perspicácia de saber o que mais interessa ao público que vai assistir a esse trabalho.
AR: Poderia citar alguns dos nomes das estrelas mundiais que foram entrevistados até ao momento pela equipa (Daniel Nascimento e Bruna Sousa) da Zap News ?
D.N: Os actores Chris Tucker e Amaury Nolasco (da série “Prison Break”), por exemplo. As actrizes Rosario Dawson e Sharon Stone. O patrão da Fórmula 1 Flávio Briatore. Enfim… tanta gente!
AR: Os artistas entrevistados foram receptíveis ?
D.N: Todas as celebridades que entrevistámos foram extremamente simpáticas e profissionais. A maior surpresa foi a actriz Rosario Dawson que já tinha passado por nós mas, quando gritei que éramos de Angola, voltou e deu-nos a entrevista. Descobri depois que é amiga duma prima minha que estudou nos EUA. O mundo é pequeno.
AR: Em que exibição de filmes a equipa da Zap News esteve presente?
D.N: Não estivemos em nenhuma das exibições. A nossa prioridade foi mostrar mais o lado glamoroso do festival e o que se passa enquanto decorre.
AR: Fala-nos da escolha das roupas usadas por Daniel e pela Bruna para o tapete vermelho
D.N: A roupa, outro pormenor muito importante, ficou a cargo da loja Maison, no meu caso e do estilista Taibo Bacar no caso da Bruna.
AR: Pode-se comparar o festival de Cannes com algum evento já organizado em Angola?
D.N: Na minha opinião, não há comparação possível por uma razão que se sobrepõe a todas as outras: não temos nenhum festival de dimensão global como o festival de Cannes, até porque não fazemos parte do circuito do cinema mundial e nem temos mercado cinematográfico que justifique uma comparação.
AR: Quando olha para a sua longa carreira como músico e jornalista, como avalia as possibilidades que a vida lhe deu?
D.N: Prefiro sempre deixar que outros avaliem esse percurso. Mas o meu balanço até hoje é positivo e apenas agradeço a Deus por me ter dado algum talento para fazer o que faço, às pessoas que gostam de mim por me inspirarem a ir mais longe e aos meus pais por terem dado, a mim e aos meus irmãos, a liberdade e as ferramentas para podermos concretizar os nossos sonhos.
AR: Que avaliação faz até ao momento do novo projecto em que se encontra a trabalhar (Zap News)?
D.N: É um projecto recente, um desafio que aceitei primeiro por ter paixão por tudo o que faço e depois por lealdade às pessoas que me convidaram. Fui convidado para outros projectos também ligados à televisão mas preferi, para já, o ZAP News por achar que o meu contributo poderia ser uma mais-valia e que pudesse ajudar a levar adiante o objectivo de criar mais e melhores conteúdos de televisão para o nosso país.
AR: Palavras para a equipa do portal AngoRussia
D.N: Para o AngoRussia…… Parabéns pela iniciativa e pelo esforço em levar ao maior número de pessoas possível toda informação sobre o entretenimento em português e não só. Espero que, pelo caminho, não percam a essência do vosso propósito: informar, respeitar os leitores e serem imparciais em todo o processo, mas serem justos com todos.
A reportagem completa desta magnifica cobertura do Festival, irá ao ar brevemente no programa “Zap News”.
Recode-se que a abertura do festival esteve por conta do filme “Grace: A Princesa de Mônaco”. Protagonizado por Nicole Kidman, o filme traz a história de uma das princesas mais famosas da história.
Em seu 67º ano, Cannes, além de celebrar a 7ª arte em nível internacional, apresenta a sua tradicional premiação, sendo a Palma de Ouro, o Grand Prix e o Prêmio do Juri os mais importantes.
Além da competição oficial, existem outras seleções, como o Un Certain Regard e a Cinéfondation, focados no circuito alternativo, destacando novos directores. Filmes fora da competição, sessões especiais e curta-metragem também são exibidos.