Os músicos W King, Matias Damásio, B4 (Big Nelo e C4 Pedro), Yuri da Cunha, Bangão, Kueno Aionda, Yola Araújo, entre outras referências do mercado nacional, farão parte do espectáculo de abertura do II Festival Nacional de Cultura (Fenacult) a ter lugar no dia 30 deste mês no Estádio 11 de Novembro, em Luanda.
O show de abertura do Fenacult 2014, cujo programa será dividido em duas partes, contará ainda com as participações de Carlos Burity, Nsoki, Givago, Elias dia Kimuezu, Kiaku Kiadaff, Coreon Dú e da Banda Movimento.
A primeira parte do programo será preenchido por um espectáculo criado sobre uma base audiovisual original com animação 3D mapeada sobre o campo onde participaram centenas de figurantes, numa coreografia especialmente desenhada para ser articulada com as projecções vídeo, música original e show de luzes.
Este espectáculo tem a característica de ser o primeiro do gênero a ser concebido e implementado em África.
De uma forma artística e multimédia será contada a história do país, enfatizando as conquistas da paz e os nossos valores culturais, naturais e ecológicos, onde estarão presentes a dança, o canto, os instrumentos musicais e também o progresso tecnológico e o desenvolvimento social da Angola soberana.
O espectáculo contara? com a participação de 625 interpretes, entre os quais 202 cantores que constituirão um coral gigante, 82 bailarinos, 337 efectivos das Forças Armadas Angolanas. Para além dos intérpretes estão envolvidas uma equipa criativa com mais de 10 artistas e uma equipa técnica com mais de 30 elementos.
Esta primeira parte da apresentação culminará com fogo-de-artifício, numa apoteose de alegria e cor.
O Fenacult servirá como ponto de promoção da coesão, unidade e da diversidade cultural de Angola, bem como da preservação e divulgação da identidade nacional.
Consta entre os propósitos, revisitar o estado actual do sector cultural, dar oportunidade aos criadores angolanos de se apresentarem com um espírito de intercâmbio e de celebração cultural.
Destinado a homenagear o Presidente José Eduardo dos Santos, pelo seu papel na defesa da angolanidade, empenho e dedicação em prol da valorização e desenvolvimento das artes e da cultura angolana, o Fenacult vai congregar actividades relacionadas com as artes cénicas, dança, música, artes plásticas, literatura, entre outras modalidades.
O evento vai igualmente servir para assinalar o 90º aniversário do nascimento do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto.