Sucesso “Roque Santeiro” de volta a TV pelo Globo On


A trama, que marcou a vida de muitos angolanos e entrou para sempre na história da televisão, será exibida em exclusivo pelo canal Globo On. “Roque Santeiro” regressa à sua sala de estar a partir desta segunda-feira. 

A novela conta a história da exploração política e comercial da fé popular. Na cidade fictícia de Asa Branca, os moradores vivem em função dos supostos milagres de Roque Santeiro (José Wilker), um artesão de santos de barro que teria morrido como mártir ao defender a cidade do bandido Navalhada (Oswaldo Loureiro). O falso santo, porém, reaparece em carne e osso 17 anos depois, ameaçando o poder e a riqueza das autoridades locais. Afinal, o regresso de “Roque Santeiro” e o reconhecimento de que tudo não passou de uma mentira significaria o fim do mito, prejudicando os interesses de todos os beneficiários da mentira.

Na primeira vez em que foi exibida em Angola, o sucesso da trama transcendeu o pequeno ecrã: crianças nascidas nos anos 80 eram baptizadas pelo nome dos personagens de ‘Roque Santeiro’ e, para além, o impacto social foi tão grande que, na mesma época, criou-se o mercado do “Roque” em Luanda. Um dos maiores centros comerciais da África, onde a céu aberto pequenos e grandes comerciantes trabalhavam se concentravam e vendiam seus artigos.

Já para os mais velhos, a trama trouxe a saudade e a nostalgia de um tempo representado pela novela, o que fez do aclamado trio de protagonistas  Sinhozinho Malta (Lima Duarte), Viúva Porcina (Regina Duarte) e Roque (José Wilquer) um verdadeiro sucesso.

A força de ‘Roque Santeiro’ se manteve por anos e, em 2013, o trabalho de Lima Duarte (Sinhozinho Malta) foi homenageado quando o actor recebeu das mãos da ex-ministra da cultura Rosa Cruz e Silva um troféu em homenagem à sua contribuição às artes representativas, durante o show da amizade Angola e Brasil, em Luanda.

De Dias Gomes e Aguinaldo Silva, “Roque Santeiro” estreia, uma vez mais, hoje na Globo ON, canal 72 da Zap.

 

Exit mobile version