Série “24 Horas” vai regressar sem a estrela maxima “Kiefer Sutherland”


Spin off. A nova história terá como personagem central um anti-herói na casa dos 20 anos.

Quando Howard Gordon confirmou, no âmbito dos Critics Choice Television Awards do início deste mês, que 24 regressará ao pequeno ecrã em formato de spin off, crítica e fãs da séries aplaudiram de pé. Logo a seguir, o produtor apressou-se a explicar que a personagem central dessa nova série será um “homem na casa dos 20 anos” e não Jack Bauer, que, nas oito temporadas da trama original foi interpretado por Kiefer Sutherland. Quase que incrédulos, a mesma crítica e os mesmos fãs passaram a acreditar, quase imediatamente, que apesar de não ser figura central, o agente da fictícia unidade contra o terrorismo nos Estados Unidos em torno da qual a série se desenrola iria incluir as personagens da história. Estavam enganados.

“Não vou voltar a 24 porque quero fazer outras coisas. Quando disse que [para mim] a série tinha um prazo, estava a falar a sério”, explicou agora Sutherland ao site Deadline. Morreu assim a esperança de voltar a ver o ator, nascido de Inglaterra, em permanência na produção norte-americana da Fox sobre a luta contra o terrorismo – que curiosamente se estreeou dois meses depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 às torres gémeas do World Trade Center de Nova Iorque.

Em declarações àquele portal dedicado o universo televisivo, Kiefer Sutherland acrescentou ainda que, para si, “sempre fez sentido”, desde essa primeira temporada, “que 24, por ser uma grande ideia, pudesse continuar para sempre”. “Se houver um novo elenco e outras personagens a contar a história, a série ganhará frescura. E, sejamos sinceros, eu posso viver nesta história um número de dias limitados. Depois disso passarei a ser visto como uma paródia. E o que eu não quero é ser visto como uma paródia”, justificou.

Ainda assim, desde que a oitava e última temporada da 24 terminou, em maio de 2010, e após ter arrecadado mais de 50 prémios – incluindo Emmys e Globos de Ouro – e ser emitida em mais de 50 países, que o intérprete voltou a emprestar o seu corpo a Jack Bauer no especial 24: Live Another Day, uma minissérie de oito episódios emitida na primavera do ano passado e nascida depois de tentativas frustadas de Howard Gordon em levar a trama ao cinema. Já em 2008 tinha protagonizado o telefilme 24 Horas: Redenção, de Jon Cassar, que fez a ponte entre as temporadas 6 e 7 da série.

No spin off, e mesmo não fazendo parte do elenco fixo, Sutherland não descarta a hipótese de levar o seu Bauer a fazer uma participação especial. “[Não interpretar a nova série] Não significa que não possa fazer um cameo”, observou o ator. Mas só mesmo uma participação. É que já há um ano Kiefer Sutherland tinha dito ao diário The Telegraph que não tinha vontade de voltar a vestir a pele do agente. “Não me vejo a regressar a esse papel”, afirmou na altura.

E a verdade é que, desde o cancelamento da série, há cinco anos, que tem estado dedicado a outros projetos no pequeno e no grande ecrã. The Confession (2011) ou Touch (2012-2013) em televisão e O Fundamentalista Relutante (2012 ) em cinema foram alguns dos seus trabalhos, encontrando-se neste momento a emprestar a sua voz ao filme de animação The Land Before Time XIV: Journey of the Heart, enquanto aguarda a estreia, ainda este ano, de Forsaken, também de Jon Cassar – que realizou a série entre 2001 e 2009 -, e onde contracena com Demi Moore, Brian Cox e com o pai, o também ator Donald Sutherland.

Ainda sem data de estreia prevista, sabe-se apenas que a continuação de 24 manterá o mesmo conceito de tempo real da série original: cada episódio corresponde a um dia. E ainda que o novo agente, descrito como um anti-herói, terá a seu lado uma mulher mais velha e experiente, mas que esta não vai ser Kate Morgan (como aconteceu em 24: Live Another Day), interpretada pela atriz Yvonne Strahovski. À semelhança do que pode acontecer com o ex-protagonista, o produtor Howard Gordon admitiu que, também neste caso, existe uma forte possibilidade de a atriz fazer uma participação especial na série.

Ausências que não devem ser bem recebidas por todos. Como acontece com Mary Lynn Rajskub, uma das intérpretes da trama original, que num evento de solidariedade em Los Angeles mostrou o seu desagrado perante o regresso da série (que contará com os mesmos argumentistas e produtores executivos) sem Kiefer Sutherland à frente do elenco. “Não “compro” a série sem ele. Admito que posso não estar lá durante uns tempos, mas depois terá de entrar. Todas os caminhos vão dar ao Jack Bauer”, desabafou a atriz.

AR/DN

Exit mobile version