Rosalía Goyenechea Co-fundadora da marca ZARA morreu vítima de derrame cerebral


A empresária espanhola Rosalía Mera Goyenechea, 69 anos, morreu na quinta-feira, na Coruña. A cofundadora da Inditex, detentora de marcas como a Zara, foi casada com o presidente da empresa têxtil, Amancio Ortega.

zara1

Presidente da Fundação Paideia, considerada a mulher mais rica de Espanha, fundou, em 1962, com os irmãos Orteg, a empresa GOA, embrião da futura Zara.

Em abril de 1986, criou a Fundación Paideia, de apoio à mulher e à integração social de minorias, na Galiza.

Segundo a agência Bloomberg, que calcula a sua fortuna em cerca de quatro mil milhões de euros, sobretudo através da participação de 6,99 por cento do capital da Inditex, entre outras participações, Rosalía Mera era a mulher mais rica de Espanha.

Rosalía Mera Goyenechea
Rosalía Mera Goyenechea

No último ano, expressou a sua simpatia pelo movimento dos indignados da Puerta del Sol e, numa das poucas entrevistas que concedeu em vida, confessou que usava roupa menos convencional da Zara.

Há dez anos, aderiu a protestos quando do derrame do petroleiro Prestige, ao largo da Galiza.

Segundo a Efe, numa entrevista ao Canal+, quando confrontada com o facto de se ter considerado de esquerda, Rosalía Mera respondeu, aludindo a origens humildes: “Quando se vem de onde venho, não se pode ser de outra maneira”.

De assistente de vendas a dona do maior império de retalho

Rosalía Mera Goyenechea nasceu a 28 de Janeiro de 1944, num bairro operário de La Coruña, na região da Galiza. Mera deixou os estudos aos 11 anos para se tornar assistente de vendas numa loja de roupa. Casou-se com Ortega em 1966.

Em 1975, o casal abriu a primeira loja Zara em La Coruña. A Inditex seria apenas fundada dez anos mais tarde. No final da década de 1980, a marca Zara expandiu-se a nível internacional pela primeira vez, com a abertura da primeira loja em Portugal. Seguiu-se Nova Iorque e Paris, em 1990.

Mera e Ortega separaram-se em 1986, altura em que a milionária se concentrou mais na família e a causas sociais. Nesse mesmo ano, Mera criou a Fundação Paideia, de apoio à mulher e à integração social de minorias. O casal divorciou-se apenas em 1997.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!