O realizador angolano Manuel Narciso (Tonton) participará na 5ª edição da Semana de Cinema Africana a decorrer em Atenas, capital da Grécia, de 25 de Fevereiro a 3 de Março do ano em curso.
Manuel Narciso garante que durante o festival apresentará o seu documentário de curta- metragem com o título “ Crianças acusadas de feitiçaria”, que foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Luanda(FIC) em Novembro do ano passado. Para além do seu filme, foram também selecionados ”Rastos de Sangue”, de Mawete Paciência, e “Emigrantes” de Henrique Narciso (Dito) respectivamente. Esses dois não participam no festival por razões administrativas.
Manuel Narciso disse que o convite endereçado pela Embaixada de Angola naquele país chega numa boa altura, e promete representar o nosso país condignamente, depois de o seu fi lme ter sido criticado pelo teor agressivo pelo corpo de jurado no FIC. Segundo o realizador, o seu documentário servirá para mostrar ao mundo parte da história das crianças angolanas acusadas de feitiçaria, assim como o sofrimento de tantas outras que vivem no continente africano.
Tonton, como é conhecido no mundo do cinema nacional, disse aO PAÍS que a participação de Angola servirá também para o intercâmbio com outros países do continente como Senegal, Nigéria, Cabo Verde, África do Sul e outros. Tonton, lembrou ainda que houve má fé do corpo do jurado, relativamente à não premiação do seu documentário no festival de Luanda, em que participaram a África do Sul, Itália, Argentina, Cuba e Itália.
OPAÍS / EB