“O artista que vencer o AMA numa determinada categoria e não estiver presente será desqualificado” – Nelson Mangueira


Aconteceu nesta quarta-feria (19), a 1ª Conferência de Imprensa da segunda edição do Angola Music Awards (AMA), iniciado em 2013, numa das unidades hoteleiras do país. Para a sua 2ª edição a organização do concurso, prevê trazer melhorias substanciais, com a introdução de novas propostas e emendas nas categorias distinguidas na primeira edição.

As inscrições para os interessados decorrerão até 19 de Março e podem ser feitas no site www.angolama.com, de acordo com Nelson Mangueira, membro da organização.

“Vamos trabalhar com 22 categorias. O nosso regulamento permite aos artista e todos aqueles que estão envolvidos no prémio ter um guia de como é feito o processo de selecção até o culminar do evento. Temos quatro categorias que são decididas pelo público, (nomeadamente) Música do Ano, Melhor DJ, Prémio Sapo Angola e Música de Ouro, para os músicos com mais de 40 anos”, explicou.

Segundo o promotor, que falava em conferência de imprensa, o corpo de jurado de 2013, com excepção de Mikas Cabral – vocalista e Guitarrista dos Tabanka Djaz, analisará os inscritos e por meio do sistema de votação, os mais votados irão entrar para fase final de escrutínio público.

“Na fase de votação final será uma combinação de 50 por cento do júri e da população. Os artistas devem ser ou ter descendentes angolanos”, referiu.

Realçou, por outro lado, que os discos publicados entre 1 de Janeiro de 2013 e 31 Dezembro do mesmo ano estão habilitado para concorrer, “excepto nas categorias gospel, música popular, vídeo clipe e Dj, porque as classes carecem de mas dinamização”.

Nelson Mangueira explicou ainda que podem também participar gravação de uma obra musical, de menor duração que um álbum, comprovadamente lançados em 2013, bem como trabalhos publicados em plataformas digitais ou em cadeias televisivas estrangeiras.

A votação poderá ser feita no site acima referido ou através de um número que a organização irá atempadamente divulgar via serviço de mensagens curtas.

A organização do AMA irá homenagear duas figuras da música angolana com Diploma Carreira e Mérito Internacional. O regulamento estará disponível no web site.

A organização alertou ainda que ao assinar a ficha o músico compromete-se a estar presente na gala de nomeação.

“O artista que for sagrado vencedor numa determinada categoria e não estiver presente será desqualificado, passando para o seu lugar o artista a seguir”.

Um artista pode inscrever-se em várias categorias, afirmou Nelson Mangueira, acrescentando que a votação poderá ser feita em São Tomé, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

Categorias – Angola Music Awards 2014

1. Álbum do Ano
2. Música do Ano – 100% Público
3. Grupo do Ano
4. Artista Feminina do Ano
5. Artista Masculino do Ano
6. Artista Revelação do Ano
7. Melhor Gospel
8. Melhor Música Popular do Norte de Angola
9. Melhor Música Popular do Sul de Angola
10. Melhor Música Popular do Leste de Angola
11. Melhor Música Popular do Centro de Angola
12. Melhor Semba
13. Melhor Kizomba
14. Melhor Kuduro
15. Melhor Afro-House/Dance
16. Melhor Rap/Hip-Hop
17. Melhor R&B/Soul
18. Melhor Produtor Musical
19. Melhor Vídeo Clip Musical
20. Música D’Ouro (40+ anos) – 100% Público
21. Melhor DJ – 100% Público
22. Prémio SAPO Angola – 100% Público

HOMENAGENS – ANGOLA MUSIC AWARDS 2014
Diploma – Carreira
Diploma – Mérito Internacional

Angola Music Awards, é a cerimônia que destaca em cada ano o trabalho dos melhores e mais populares artistas e criadores de música angolana.

Por:AR e Angop

Exit mobile version