A Telenovela angolana Jikulumessu, produzida pela Semba Comunicação vai ser exibida, a partir do dia 25 de Maio, Dia de África, na TV Brasil em horário nobre, afirmou em Brasília, o presidente da Comissão Executiva da estação brasileira, Carlos Novis.
Numa reunião com o corpo diplomático africano acreditado em Brasília, o responsável da TV Brasil informou que a sua emissora escolheu o Dia 25 de Maio, para o lançamento da Jikulumessu, sendo uma novela africana e pelo facto do dia de África representar muito para o Brasil, já que uma parte considerável dos brasileiros é afrodescente.
Neste mesmo encontro concluiu-se haver a necessidade de se mostrar uma estética diferente das novelas emitidas no Brasil, cujas representações são atribuídas maioritariamente a actores brancos.
“Enquanto um ente público a TV Brasil tem um importante papel a jogar na luta contra o preconceito racial”, disse Carlos Novis adiantando que “em Jikulumessu vemos actores maioritariamente negros, e, que o talento dos mesmos não deriva da cor da pele, mas sim da virtude de cada um”.
Sobre o anuncio da emissão da telenovela angolana Jikulumessu no Brasil, a segunda africana que passa em rede pública depois da novela angolana Windhek, o Embaixador de Angola no Brasil ,Nelson Cosme, considerou que a mesma vai permitir trazer uma nova visão de África, mostrando um continente longe dos aspectos negativos que se propagam.
“Vamos poder ter a visão de um continente em renovação e de grande crescimento “ destacou o diplomata angolano.
A Telenovela Jikulumessu será passada na TV Brasil em 120 capítulos que serão emitidos a partir de 25 Maio de segunda a sexta-feira, em horário nobre a partir das 20h30.
AR/Angop