Cerca de 30 astros da música, incluindo os vocalistas das bandas U2, Coldplay e One Direction, começaram a gravar neste sábado uma canção destinada a arrecadar fundos para a luta contra o Ebola. Eles entraram em estúdio liderados pelo cantor e ativista político irlandês Bob Geldof, que ressuscitou o projeto “Band Aid”, 30 anos após criar o mesmo para lutar contra a fome na Etiópia.
A música será uma versão do single “Do they know It’s Christmas?” (Será que eles sabem que é Natal?), que foi gravada na primeira mobilização.
“A gravação é uma música, mas é um acontecimento também. A próxima etapa agora é transformá-la em um fenômeno como foi nos anos 1980”, disse Geldof à BBC, ao chegar ao estúdio de gravação no oeste de Londres.
Ele disse que tinha falado com o ministro das Finanças britânico, George Osborne, que tinha concordado em abrir mão do imposto pago ao governo pelas vendas do álbum.
“Isso tudo me lembra o que vivemos há 30 anos. Todo mundo está com olheiras, cantores pop, como disse George Osborne, não são muito bons na parte da manhã”, disse Geldof, que era vocalista da banda de new wave irlandesa The Boomtown Rats.
A música original, de 1984, que levantou £ 8.000.000 (US $ 11 milhões), contou com alguns dos maiores artistas da época, incluindo Bono, do U2, George Michael e David Bowie. Ela foi regravada duas vezes, em 1989 e 2004.
Bono será acompanhado desta vez por Robert Plant, vocalista da banda de rock Led Zeppelin, Chris Martin, do Coldplay, e cantores como Ed Sheeran e Sam Smith. As cantoras Ellie Goulding e Rita Ora também participam.
“É formidável estar envolvido”, disse Niall Horan do One Direction à BBC. “Esperamos que a canção chegue ao topo das paradas e levante muito dinheiro para uma causa realmente digna.”
O ebola já matou mais de 5 mil pessoas desde que eclodiu na África Ocidental, no início deste ano, segundo a Organização Mundial de Saúde, principalmente em Serra Leoa, Libéria e Guiné.