Com a obra “Mungole”, o músico Gabriel Tchiema ganhou o Prémio Nacional de Cultura e Artes 2014, na categoria de música, anunciou nesta quarta-feira, em Luanda, o júri do prémio.
Segundo o relatório final do júri lido pelo porta-voz, António Fonseca, a obra que traduz o mais alto nível de investigação e cuidados na elaboração artística e cultural da música e integra elementos pedagógicos da tradição oral centrados na cultura Cokwe, mesmo que por vezes com recurso ao de outras comunidades sócio-culturais angolanas.
A obra expressa um trabalho de resgate de ritmos tradicionais da região do Leste do país, que trazendo uma roupagem técnico-musical a emblemáticas canções, com fulgor e indelével marca na interpretação, vem brindar a todos com níveis de excelência que se percebem nas canções que integram a obra e demonstram habilidades na execução instrumental, personalizando-a com a sua magnífica voz, transmitindo íntimas e expressivas emoções.
Nas demais categorias foram distinguidos, em Artes Plásticas, João Mabuaka, Companhia Enigma Teatro, em Teatro, Albino Carlos, em Literatura, enquanto o Grupo de Dança Tradicional Katyavala do Bailundo, ganhou na disciplina de Dança.
No Cinema e Audiovisual foi atribuído a Asdrúbel Rebelo da Silva pelo conjunto da sua obra, produzida de que se ressaltam Levanta, Voa e Vamos, Escrever a Vida e a Série Valeu, e na categoria de e Investigação em Ciências Humanas e Sociais o prémio coube ao Centro de Estudos do Deserto (CEDO).
O prémio constitui uma homenagem e incentivo ao génio criador e inventivo dos angolanos, tendo por fim perpetuar nos cidadãos nacionais ideias tendentes à compreensão das múltiplas formas da criação artística, diversidade das manifestações linguísticas e culturais do povo e da unidade do Estado angolano.
Nascido no município do Dala, província da Lunda Sul, em 1966, Gabriel Tchiema deu os primeiros passos no mundo da música angolana na província de Cabinda, onde, até 1990, cumpriu serviço militar. É co-fundador da Banda ASP, com a qual ganhou vários prémios nos festivais militares.
Tem no mercado os discos “Nhena Nhi Nhami”, “Dona”, “Azulula” e “Mungole”.