Músico Bonga a favor da realização bienal do Feanacult


O músico angolano Barceló de Carvalho “Bonga” manifestou-se na madrugada de hoje, domingo, a favor da realização do Festival Nacional da Cultura (Fenacult) bi-anualmente, para melhor valorizar-se e exaltar as artes angolanas e os seus fazedores.

Bonga mostrou-se lisonjeado por participar da referida festa, mas reprovou a ideia da organização quadrienalmente. Entretanto, disse que o viável é o acto acontecer de dois em dois anos.

“É uma festa muito bonita e à moda angolana que junta ao mesmo tempo todos os artistas. Portanto, acho errada a periodicidade adoptada, tendo em conta que a cultura é dinâmica e todos os anos surgem novos artistas. Este evento permite-nos mostrar o nosso potencial cultural” – salientou citado pela Angop.

O Fenacult/2014 teve como objectivo incitar a valorização e consumo dos bens nacionais, através da criação de redes culturais, a nível interno e internacional, e a criação de novas linguagens artísticas. De igual modo, impulsionar o turismo cultural e o intercâmbio entre os “players” do sector.

O mesmo decorreu sob o lema “A cultura como factor de paz e desenvolvimento”, visando igualmente homenagem ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, pelo seu empenho e dedicação na preservação e impulsionamento das artes.

A primeira edição do Festival Nacional da Cultura realizou-se em 1989.

Exit mobile version