A Rádio Nacional de Angola, realizou nesta sexta-feira, 6 de Outubro, no Centro de Conferência de Belas, a gala que consagrou os “mais queridos do país”, e homenageou o grande músico Sam Mangwana.
O evento foi marcado por diversos momentos atrativos, também contou com um momento em que vários artistas emitiram uma mensagem ao homenageado. Durante a sua actuação, Mangwana, animou o público presente com os sucessos “Pátria Querida”, “Maria Tebo” e outros temas do seu repertório.
Sam Mangwana, começou a carreira musical em 1963, na então República do Zaire, actual República Democrática do Congo, no grupo African Fiesta (de Tabu Ley Rochereau), posteriormente African Fiesta National e de seguida África International. O músico também colaborou com o TP OK Jazz, de Francó.
O Top dos Mais Queridos teve a primeira edição em 1982, quando os integrantes do programa Para Jovem realizaram um concurso para conhecer os artistas e conjuntos (bandas) mais ouvi-dos (apreciados), por ocasião do 5 de Outubro, Dia da Rádio Nacional de Angola.
A gala de consagração acontece em Outubro, por ocasião das comemorações da Rádio Nacional de Angola.
Em 2021, a direcção da RNA optou pelo regresso das fases provinciais, para dar visibilidade aos artistas não residentes em Luanda e cumprir com o slogan “Unir o país”. Na edição de 2022, o grupo Os Picantes do Huambo, venceram com a música “Crise no Lar”, ultrapassando a dupla Paulo Flores e Yuri da Cunha, em representação de Luanda, e Tiviné de Benguela
Por: Edson Cruz