Retrospectiva: Re(veja) os artistas que abarrotaram a Praça da Independência em 2018


138 partilhas

Em 2018, fãs e amantes da boa música angolana tiveram motivos para sorrir, pois vários artistas angolanos disponibilizaram para vendas e sessão de autógrafos na praça da independência, as suas novas obras discográficas.

Fãs de todos os lados durante este ano levantaram-se cedo e compareceram na praça da independência para adquirir os álbuns dos seus ídolos, como Yola Semedo, Matias Damásio, Mobbers, Liriany de Castro, Team de Sonho vol.III, Landrick, Jay Oliver, NGA, TRX, Clepatia, Yannick Afro Man, que protagonizaram  os maiores tumultos no local durante o ano que esta prestes a terminar.

Choros, gritos, aplausos, elogios e mensagens de felicitação marcaram as vendas e sessões de autógrafos dos álbuns: “Sem Medo”.

Consagrada como  Diva da música angolana, Yola Semedo protagonizou com o seu álbum duplo, uma das melhores vendas, tendo levado fãs de todas faixa etárias a praça da Independência para adquirem o seu álbum “Sem Medo”, no dia 21 de Abril, o mesmo contém 35 faixas, dentre elas, as promocionais “Amo-te”, “Hipérbole do amor” e “Lá no fundo”, bem como “Ar Que Respiro”.

Diferente do habitual,  na obra a cantora saiu da sua zona de conforto, e navegou nas ondas de Zouk, Kizomba, Naidja, entre outros, e contou com a participação exclusiva de Lil’ Saint, devido a excelência do trabalho do cantor.

A mais nova artista, Liriany de Castro, levou à praça da independência o seu primeiro álbum intitulado “Menina Mulher”, nos dia 19 e 20 de Maio. A obra que tem com 15 faixas cantadas em variados estilos musicais, desde o Semba, Kizomba, Gueto Zouk, entre outros, traz a participação dos artistas Yuri da Cunha, Landrick, Manda Chuva e Puto Português, Claudio Pina.

O artista da Bom Som, Landrick brindou os seus fãs com a venda e sessão de autógrafos do seu primeiro rebento intitulado “Zola”, uma homenagem à sua falecida mãe, (morreu em 2014), pelo apoio que deu na sua formação académica e na sua carreira artística. O álbum, que é o primeiro de originais do artista, conta com 13 faixas musicais e tem as participações de Anselmo Ralph, Preto Show e Loony Johnson.

A venda teve momentos marcantes, bem como presença da cantora Yola Semedo que levou Landrick aos prantos de tanta emoção.

Membros de produtoras diferentes, Preto Show e Biura, decidiram unir-se e dar a cara a um novo projecto musical denominado “Clepatia”, fruto de uma parceria bem sucedida, a dupla deixaram o Shopping Avenida de ‘patas para o ar’ com a sua venda e sessão de autógrafos do álbum “Clepatia”, no dia 1 e 2 de Setembro.

O álbum que sai com o selo da Clé Entertainment e Banzelo Nation conta com 13 faixas, traz participações de Landrick, Mobbers, Zona 5, Zuka Bue e Filho do Zua.

Um verdadeiro anfitrião. Jay Oliver marcou a praça da independência, ao protagonizar a venda e sessão de autógrafos da sua segunda obra discográfica “Mais um Passo”, no dia 1 de Setembro. O novo álbum é composto por 12 faixas musicais, contou com as participações de vozes já conhecidas no mercado nacional como Bruna Tatiana, Bass e Verbo, Gerilson, Israel, Dj Vado Poster, Osmane Yakuza e Dj Akam.

NGA, um dos melhores rappers da lusofonia, brindou o público angolano com a venda do seu segundo trabalho discográfica “Filho das Ruas 2”, levando  milhares fãs à “praça da dipanda” a partir das 15h do dia (7) de Agosto para garantirem o seu lugar de destaque na venda, e proporcionaram uma recepção calorosa ao Rei. No decorrer da venda e sessão  de autógrafos do CD, os fãs demonstraram o grande carinho, amor, respeito e admiração, naquele que para eles, é considerado o “melhor rapper” da actualidade.

O músico e compositor Matias Damásio, foi no dia 3 de Novembro, ao parque da independência vender e autografar o seu trabalho discográfico denominado “Augusta”. Com 12 faixas musicais, o álbum presta homenagem a avó, e foi gravado em Portugal, aquando da tournee do artista naquelas paragens e produzido por vários produtores angolanos, como Mestre Fredy.

Fazem parte do novo álbum de Damásio os temas: 7 Chaves, Teu Olhar, Só Para Te Abraçar (feat. Pérola), Alma Gémea, Fecha a Porta (feat. Aurea), Semba no Pé, Voltei Com Ela, Faltou Coragem, Meu Vício, Nada Mudou, Juro Por Tudo e Teu Olhar Remix, (feat Claudia Leitte).

A praça da independência foi pequena demais para receber pela primeira vez o grupo de rap da New school, Os Mobbers, que arrastaram milhares de fãs, numa das maiores enchentes do local do ano, na manhã do dia 8 de Dezembro, com a venda e sessão de autógrafos da sua obra de estreia “Sob Pressão”.

Os artistas demonstraram-se entusiasmados por terem alcançado, com sucesso, um dos objectivos que era a produção do primeiro álbum de estúdio que representa um triunfo do ano que termina.

“Sob Pressão” é composto por 13 faixas musicais, contou com as participações de vozes já conhecidas no mercado nacional e internacional como, Elias Dia Kimuezo, Euclides da Lomba, Clepatia, Edgar Domingos, Halison Paixão, Duc, entre outros.

Já o segundo dia, domingo, na Wammo, a venda teve de ser cancelada, por falta de logística e condições de segurança insuficientes para acolher a multidão que aderiu em massa o Shopping Avenida, no Morro Bento.

Um dos grupos mais respeitado da “New School”, TRX, deixou a praça da Independência  de ‘patas para o ar’ ao protagonizarem a sua venda e sessão de autógrafos do primeiro trabalho de estúdio “Melhor União”, no dia 22 de Dezembro.

O álbum que sai com o selo da Banzelo Nation, conta com 13 faixas, traz participações de Anselmo Ralph, Paulo Flores, Prodígio, Dji Tafinha, Karla Prata, Samuel Classic, Cef e Landon Cordeiro.

Depois da Praça da Independência, TRX arrastam legião de fãs ao Shopping Xyami, do Nova Vida com álbum “Melhor União”, e também foram obrigados a parar com as vendas devido o excesso de lotação.

O cantor angolano do hip-hop, Yannick Manuel Ngombo, voltou ao mercado com um brinde de Natal para os fãs e o público em geral apreciadores da boa música tipicamente angolana, com o terceiro álbum “Outros Mundos” no passado dia 23 de Dezembro, na Praça da Independência, em Luanda.

O CD comportar 18 faixas musicais e conta com as participações de Ferre Gola, Piploy Pipas, Loreta, Kyaku Kyadaff, Carlos Burity, Ary, Sam Mangwana, Dengaz, Cef, Socorro, Nagrelha, Anselmo Ralph e Telma Lee.

Esta terceira obra discográfica de Yannick, foi gravada e produzida em Angola e editada em Portugal, um álbum que será lançado pela LS & Republicano e pela Ngombo Music.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

138 partilhas

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *