O ano 2023 foi marcado por grandes sucessos musicais, de músicos conceituados e novos talentos que fizeram o público cantar, dançar e refletir, canções inéditas que vão ficar na memória dos angolanos durante muito tempo e continuarão a tocar nas lides musicais.
Para relembrar os principais destaques dos últimos meses, o AngoRussia diante desta multiplicidade de músicas que fizeram enorme sucesso, seleccionou oito das que mais tocaram em 2023.
- Magui – Matias Damásio
A música “Magui”, do cantor e compositor angolano, Matias Damásio, é sem dúvida uma das canções mais tocadas em 2023, e tornou-se um sucesso nas paradas musicais angolanas devido a sua mensagem, o que a fez ser bem recebida pelo público, sobretudo nas plataformas digitais e também nas rádios.
A música dos estilo Kizomba, foi disponibilizada pelo artista por meio da sua produtora “Arca Velha”, no YouTube, há 10 meses, e neste momento conta com mais de 1 milhão de visualizações.
- Estou Paiado – Gerilson Insrael
O músico angolano, Gerilson Insrael, surpreendeu o público com o lançamento do single “Estou Paiado”, há cerca de 4 meses, tornando-se uma das suas músicas mais recentes a fazer sucesso, tanto nas rádios, como nas plataformas digitais, em especial no YouTube, onde conta com mais de 7 milhões, em tão pouco tempo.
Esta música de grande sucesso, foi lançada pela produtora XB Label, com a produção, letra, melodia, mistura e masterização da autoria de Gerilson, também conhecido como “Mr. Ex-Boyfriend”.
- Sodadi – Chelsea Dinorath
A cantora angolana Chelsea Dinorath, é sem dúvidas uma das artistas mais ouvidas actualmente em Angola. A cantora, lançou neste ano o seu álbum de estreia, intitulado “Catarse”, com colaborações de artistas de destaque como Edgar Domingos, Kidy Wime e Agir, mostrando a sua habilidade de criar músicas com diferentes influências e sonoridades.
“Sodadi” é o single promocional do álbum, lançado há quase um ano, conta com mais de 5 milhões de visualizações no seu canal do YouTube, e foi considerado recentemente como uma das músicas mais tocadas em 2023.
- Castigo – Scró Que Cuia
Em 2017, Scró Que Cuia conquistou o público com o seu single de maior sucesso “Vou Partir Cama”, principalmente pela sua forma “única” de dançar. Desde então, o artista tem sido alvo dos holofotes, com músicas que fazem o público dançar.
Recentemente, Scró surpreendeu os fãs e o público em geral com a sua música intitulada “Castigo”, com a participação do empresário e Dj luso-angolano, Bruno de Carvalho, a mesma foi bastante criticada e tornou-se um sucesso instantâneo.
A música do estilo Kuduro, foi uma das mais ouvidas em 2023, e conta com mais de 2 milhões de visualizações no YouTube.
- Nastra Com Pôster – Brazucas
Ao abordar sobre as músicas mais tocadas em 2023, não se pode deixar de parte o sucesso musical “Nastra Com Pôster”, do grupo musical, “Os Brazucas”. A música tem sido uma das mais tocadas em eventos na cidade capital e não só, contando que teve enorme aceitação do público com ajuda da plataforma TikTok, que tem sido uma das maiores impulsionadoras nos últimos tempos.
A música conta neste momento com mais de 1 milhão de visualizações, e é uma das que mais toca em rádios, táxis e festas, o que a torna um grande sucesso.
- Liamba – Dj Loló
O princípio do ano 2023, foi marcado pelo maior sucesso do músico e produtor angolano, Dj Loló, intitulado “Liamba”. A música foi bastante aclamada pela crítica devido a temática abordada. O sucesso da mesma também resultou na contratação de Dj Loló, à renomada produtora angolana LS & Republicano.
Em 10 meses de lançamento, o tema conta actualmente com mais de 7 milhões de visualizações na plataforma YouTube.
- Chuva de Comida – Rap Gang
Uma das músicas que marcou o ano 2023, foi sem dúvidas o tema “Chuva de Comida”, do cantor Rap Gang, residente na província da Huíla, município do Lubango.
A música tornou-se viral nas redes sociais durante o final do ano em questão, sobretudo na plataforma TikTok, que actualmente é um dos principais impulsionadores dos novos talentos da música angolana.
- Segunda Rodada – Kizomba Da Boa, Anderson Mário, Button Rose, Nsoki, Kletuz e Phedilson
A música “Segunda Rodada”, é o resultado de uma fusão musical entre Kizomba e Afrobeat, iniciativa de Kizomba da boa, em colaboração com os músicos Nsoki, Kletuz, Phedilson, Anderson Mário e Button Rose.
O tema conta com mais de 1 milhão de visualizações na plataforma YouTube.